quarta-feira, agosto 20, 2025
22.7 C
São Paulo

Palmeiras aproveita Mundial para traça plano para o restante da temporada

Eliminado do torneio Fifa, o Alviverde regressou ao Brasil com foco no Brasileirão

A delegação do Palmeiras retornou ao Brasil no sábado (05), após ser eliminada nas quartas de final do Super Mundial de Clubes. A derrota para o Chelsea por 2 a 1 marcou o fim da participação alviverde no torneio disputado nos Estados Unidos.

A partir de agora, o clube concentra seus esforços nas competições nacionais e continentais, com desafios importantes no Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

Entretanto, o retorno foi acompanhado de preocupações no departamento médico. O zagueiro Murilo sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no empate contra o Inter Miami, em 23 de junho, ainda na fase de grupos do torneio. Desde então, o defensor segue em recuperação e segue sem previsão de retorno aos gramados.

Aliás, Paulinho é outra baixa importante. O meio-campista passará por nova cirurgia na canela direita e, segundo publicação nas redes sociais, não deve mais atuar em 2025. Em razão dessas ausências, Abel Ferreira deve escalar Micael e Bruno Fuchs como alternativas imediatas na defesa.


Estratégia preventiva e maratona à vista

Com o objetivo de preservar o elenco, o Palmeiras já adotou medidas preventivas. Durante o período preparatório para o Mundial, o técnico Abel Ferreira utilizou rodízio entre os titulares, o que contribuiu para que o elenco chegasse ao torneio sem jogadores no departamento médico. A estratégia será mantida no retorno às competições nacionais.

O calendário apertado volta a ser uma realidade. Serão cinco partidas em um intervalo de 15 dias, exigindo atenção redobrada da comissão técnica. Nesse cenário, a equipe foi liberada por quatro dias e retorna aos treinamentos na sexta-feira (11), aproveitando a pausa para tentar recuperar jogadores e equilibrar a carga física do elenco.

Aníbal Moreno, por exemplo, chegou a preocupar nos Estados Unidos ao sofrer um edema na coxa direita, mas recuperou-se rapidamente e ficou fora de apenas um jogo. Durante a competição, o Palmeiras não repetiu nenhuma escalação em quatro jogos, reflexo direto das lesões e suspensões enfrentadas.


Saídas e negociações em andamento

Além das lesões, o clube também enfrenta possíveis perdas por transferências. O atacante Estêvão, revelado pelas categorias de base, já está confirmado no Chelsea e se despediu dos torcedores recentemente. A transferência foi oficializada e o atleta passa a integrar o elenco da equipe inglesa ainda nesta janela do meio do ano.

No entanto, outras peças fundamentais também podem deixar o elenco. Richard Ríos, Raphael Veiga e Joaquín Piquerez despertam interesse de clubes estrangeiros. Segundo apuração divulgada, o Palmeiras só aceita negociar o volante colombiano por cifras superiores a 30 milhões de euros.

Por outro lado, o clube se movimenta no mercado em busca de reforços para o setor ofensivo. Conforme informou o jornalista Fabrizio Romano, o Verdão tem acordo encaminhado com Ramón Sosa, jogador do Nottingham Forest.


Próximos compromissos e indefinições no calendário

O próximo confronto oficial do Palmeiras ainda não tem data definitiva. Inicialmente, o time enfrentaria o Santos no domingo (13), na Vila Belmiro, mas a Confederação Brasileira de Futebol ainda não confirmou o jogo. Caso a partida não ocorra, a equipe volta a campo na quarta-feira (16), às 19h, contra o Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque.