O Estádio Nacional de Brasília receberá neste domingo (12) o clássico entre Vasco e Botafogo, marcado para às 18h30. O duelo será realizado com uma novidade tecnológica importante: a utilização do reconhecimento facial como método de acesso ao local da partida, em nova etapa de testes do sistema.
A ferramenta foi submetida a uma vistoria técnica conduzida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que considerou o equipamento pronto para uso. A inspeção contou com a presença de engenheiros, profissionais de segurança da concessionária e integrantes da Secretaria de Segurança Pública.
As catracas integradas ao sistema de bilhetagem também foram avaliadas positivamente durante os testes práticos realizados em 2 de julho.
Cumprimento legal e experiências anteriores
A instalação atende ao que prevê a Lei Geral do Esporte, que determina a implementação obrigatória de tecnologias de identificação facial em arenas com capacidade superior a 20 mil pessoas. O prazo estabelecido para essa adequação é de dois anos, e o Mané Garrincha, com estrutura para aproximadamente 70 mil torcedores, passa a cumprir essa exigência legal.
Segundo o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, “esse é o resultado de um trabalho intenso nos últimos meses para garantir a segurança em grandes eventos e partidas de futebol no Distrito Federal”.
Ainda que a partida entre cariocas marque a primeira utilização prática do sistema em um jogo de grande porte no Mané Garrincha, a biometria facial já foi testada em fevereiro deste ano no Estádio Abadião, durante confronto entre Ceilândia e Coritiba, pela Copa do Brasil.
Na ocasião, os torcedores cadastravam previamente suas imagens e acessavam o estádio diretamente pelas catracas, sem a necessidade de ingresso físico.
Integração com órgãos de segurança
Além da atuação do MPDFT, a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios também participou do processo, em colaboração com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. A iniciativa visa ampliar a segurança nas arenas esportivas, especialmente em jogos com grande público.
Ainda não foram divulgados os detalhes sobre como se dará o processo de biometria facial especificamente para a torcida no jogo entre Vasco e Botafogo. No entanto, de acordo com informações do Ministério Público, neste momento não há necessidade de qualquer ação por parte dos torcedores.
A integração entre os sistemas de bilhetagem e segurança segue em andamento.
Ingressos e informações adicionais
Os bilhetes para o clássico seguem à venda com valores a partir de R$ 89. O confronto é válido pela Série A do Campeonato Brasileiro e, além do caráter esportivo, servirá como cenário para avaliar o desempenho do novo recurso de identificação.