sexta-feira, setembro 12, 2025
15.2 C
São Paulo

José Loreto se inspira em Neymar e Gabigol para novo papel

José Loreto se inspira em jogadores como Neymar e Gabigol para criar o polêmico Matheus Reis, protagonista da série Jogo Cruzado, que estreia nesta quarta-feira (09 de julho) no Disney+.

A nova produção da Disney+, intitulada Jogo Cruzado, marca o retorno de José Loreto às telas em um papel que une esporte e drama. Na série, que estreia na quarta-feira (9 de julho), o ator interpreta Matheus Reis, um jogador de futebol do fictício Fenícios que, após uma reviravolta na carreira, assume a função de apresentador esportivo ao lado de uma jornalista com quem tem desentendimentos antigos.

Para dar autenticidade ao personagem, Loreto mergulhou no universo do futebol profissional. Além de observar trejeitos e comportamentos de atletas em atividade, ele teve conversas diretas com nomes como Neymar, Gabigol e Thiago Silva. A partir dessas interações, construiu um personagem multifacetado, que transita entre o carisma de celebridade e os dramas pessoais de quem sustentou a família desde a infância.

Segundo Loreto, a convivência com jogadores o fez revisar percepções anteriores. “Eu sou amante do futebol e sempre olhei para os Matheus com um olhar muito crítico. Nessa preparação de ver e conversar com os jogadores, falei com Gabigol, Neymar, Thiago Silva, com várias estrelas do futebol e comecei a ter uma empatia maior”.

Neymar em ação pelo Santos
Neymar em ação pelo Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Além dos aspectos emocionais, o ator incorporou elementos visuais e de comportamento observados em encontros pessoais. Um exemplo citado foi um episódio em que Gabigol usava um tênis com etiqueta de lacre. Esse detalhe foi absorvido pelo ator e incorporado ao figurino do personagem, que é reconhecido por uma repórter justamente por esse adereço incomum.

“O Matheus Reis é também rapper. O Gabigol é um cara que faz rap, é amado e odiado. Acho que quanto mais luz, mais mosca vai ter também. Esse cara é muito incrível, então fui falar com ele de rap e tal”.

A construção do personagem, contudo, não se limitou a uma única referência. Loreto destacou que Matheus Reis é uma mistura de características observadas em diferentes figuras do futebol brasileiro. “É uma colcha de retalhos, é só uma referência. O próprio Neymar também, porque vi várias entrevistas dele e falei com ele também. Ele tinha essa coisa de se achar muito bonito e falar: ‘Se não fosse jogador de futebol, seria modelo’”.

Com direção geral de Pedro Amorim, a série pretende explorar não só o universo esportivo, mas também as complexidades emocionais de atletas fora dos gramados. Para Loreto, a densidade do personagem contribui para o valor da obra. “Tem lados humanos tão exagerados quanto a maluquice. Eu acho um personagem muito rico e essa série fantástica por isso”. A estreia está marcada para às 19 horas (horário de Brasília), com exclusividade na plataforma Disney+.