Aos 40 anos, Thiago Silva se prepara para enfrentar, nesta terça-feira (08), às 16h (horário de Brasília), seu ex-clube pela primeira vez desde sua saída em 2024. A semifinal entre Fluminense e Chelsea, válida pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa, ocorre no MetLife Stadium, em Nova York.
O defensor, que atuou na equipe inglesa entre 2020 e 2024, conquistou títulos relevantes como Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes, todos em 2021.
Desde seu retorno ao futebol brasileiro, o zagueiro se consolidou como peça central do elenco comandado por Renato Gaúcho. Mesmo diante de um confronto de alto nível, o técnico manterá o sistema com três defensores, agora com Renê na vaga de Freytes, suspenso.
Hércules entra no lugar de Martinelli, igualmente fora por cartão. Há ainda dúvida na lateral entre Guga e Samuel Xavier.
Rivaldo elogia trajetória e liderança
Em entrevista à Betfair, Rivaldo exaltou o desempenho do capitão tricolor no torneio e voltou a defender a convocação do experiente atleta. O ex-camisa 10 valorizou o histórico do defensor, reforçando a influência técnica e mental que ele exerce sobre o grupo.
“A importância do Thiago Silva nesse jogo é enorme. Ele é um jogador com muita experiência, que conhece profundamente o futebol inglês por já ter jogado lá. Ele tem o respeito dos jogadores do Chelsea, conhece bem o ambiente e os adversários que vai encarar no jogo.
Thiago vem jogando na defesa com muita segurança. É um zagueiro que há muitos anos mantém um nível altíssimo e que joga muito”.
Campanha do Fluminense surpreende o pentacampeão
Rivaldo também se mostrou surpreso com o desempenho recente do clube das Laranjeiras. Segundo ele, o favoritismo estava voltado para outras equipes nacionais no início da competição.
“Ninguém imaginava ou apostava que o Fluminense chegaria onde chegou. Se alguém fosse apostar, seria no Botafogo ou no Flamengo. Todo o foco estava no Botafogo, por causa da campanha do ano passado, e também no Flamengo, pela força do elenco”.
Ainda sobre o crescimento da equipe, ele complementou: “O futebol é isso, né? Essa mudança constante. A situação que o Fluminense passava o ano passado, tentando sair do rebaixamento, todo mundo duvidava que o Fluminense ia sair de lá. Saiu, e agora vem pro Mundial fazendo um belíssimo campeonato. Eles estão de parabéns”.
Expectativa de retorno à Seleção Brasileira
Com vistas à Copa do Mundo de 2026, Rivaldo não descartou a possibilidade de um novo chamado para o zagueiro na Seleção. Segundo o ex-atleta, o bom momento em campo deve prevalecer sobre a idade avançada.
“Acredito, inclusive, que ainda será convocado para a Seleção Brasileira. Não duvido nada que o nome dele esteja lá, considerando a experiência que ele tem e pela forma como está jogando, ele merece totalmente uma chance. Independente da idade, o importante agora é estar jogando bem e isso ele está”.
Desafios diante dos ingleses
Embora reconheça o favoritismo do Chelsea — cuja chance de classificação é estimada em 74%, contra 26% dos brasileiros, conforme a Betfair —, Rivaldo acredita que o time carioca pode equilibrar a disputa se mantiver o controle emocional.
“Tem que ter tranquilidade como em todos os jogos, neste ainda mais. O Chelsea é um time com grandes jogadores, acostumado a disputar partidas importantes de Champions League e que joga clássicos praticamente toda semana no campeonato inglês”.
Ele também alertou sobre os momentos iniciais:
“Pelos jogadores que o Chelsea tem, é natural que tentem impor respeito, até intimidar o Fluminense nos primeiros minutos. Mas o Fluminense tem que encarar de igual pra igual. Tem que observar os primeiros minutos, ver como o Chelsea vai se comportar em campo. Se o time conseguir equilibrar e jogar o seu futebol, tem chance, sim, e o Renato com certeza, vai armar bem o time para enfrentar o Chelsea”.