Durante as tratativas que levaram Benjamín Rollheiser ao Santos, o Benfica garantiu prioridade na contratação de JP Chermont. O clube português terá o direito de cobrir qualquer proposta apresentada ao time brasileiro pelo lateral-direito de 19 anos. Essa condição contratual foi firmada como parte do acordo envolvendo o meia argentino e oferece aos encarnados uma posição privilegiada no negócio futuro.
Conforme apurado pelo jornal O Jogo, essa prioridade foi formalmente reconhecida e está diretamente vinculada à negociação de Rollheiser. Apesar disso, até o momento, os lisboetas ainda não formalizaram uma proposta concreta para contratar o defensor santista.
Perda de espaço no elenco
Inicialmente utilizado com frequência pelo técnico Pedro Caixinha no início da temporada, Chermont passou a ter poucas oportunidades sob o comando de Cléber Xavier. O treinador atual do Santos acredita que o jogador precisa evoluir defensivamente antes de voltar a brigar por vaga no time principal.
Por esse motivo, o jovem foi ultrapassado por nomes como Aderlan e Igor Vinícius, recém-contratado junto ao São Paulo, além de Escobar, lateral-esquerdo improvisado na posição.
Segundo informações do UOL, mesmo com o baixo aproveitamento recente, Chermont é constantemente convocado para a seleção brasileira sub-20 e desperta interesse tanto na Europa quanto em clubes do Brasil. A última vez em que atuou como titular foi no empate com o Grêmio, em 4 de maio.
Expectativa de negociação
A direção do Santos avalia que o momento ideal para negociar o atleta é a janela de transferências do meio do ano, a fim de evitar uma possível desvalorização do ativo. A equipe atravessa dificuldades financeiras e entende que a saída de Chermont pode representar uma boa compensação econômica.
O defensor tem contrato com o clube da Vila Belmiro até o final de 2027.
Além do interesse do Benfica, um clube brasileiro também monitora a situação. A informação foi revelada por Lucas Musetti, jornalista do UOL, embora o nome da equipe não tenha sido divulgado. Ainda assim, o time nacional teria condições de disputar a contratação com os portugueses caso formalize uma proposta de compra.
Estatísticas e histórico
JP Chermont, revelado pelas categorias de base do Santos, soma até agora 50 partidas com a camisa do time profissional, tendo marcado seis gols e distribuído uma assistência. Embora esteja em baixa no momento, o lateral é visto como um dos principais ativos formados no clube e, por isso, segue no radar de diversas equipes mesmo com a recente queda de rendimento.