quinta-feira, agosto 7, 2025
24.5 C
São Paulo

Ele já jogou no Vasco e agora está sendo acusado de violência doméstica

Ídolo vascaíno, Helton é denunciado por maus-tratos em Portugal e pode ser condenado

Um dos maiores goleiros da história recente do Vasco da Gama, Helton, de 47 anos, enfrenta agora um momento delicado fora dos gramados. O ex-jogador foi formalmente acusado de violência doméstica pelo Ministério Público de Portugal, após denúncias feitas por uma mulher com quem manteve uma relação extraconjugal. Sendo assim, ele responderá criminalmente ao processo no Departamento de Investigação e Ação Penal (Diap), na cidade do Porto.

Cabe ressaltar que, segundo o jornal português Público, Helton será julgado por “maus-tratos simples”, uma tipificação legal existente no país europeu. Isso porque, diferentemente do Brasil, Portugal não possui uma legislação específica equivalente à Lei Maria da Penha. Dessa maneira, o ex-goleiro pode ser condenado a até três anos de prisão, mas a pena pode subir para até oito anos, caso fique comprovada a gravidade das agressões à integridade física da vítima.

Do auge com a camisa do Vasco à volta por cima no futebol europeu

Helton foi revelado pelo Vasco e se destacou rapidamente. Estreando no time profissional em 1998, disputou 178 partidas e fez parte de um dos elencos mais vitoriosos da história cruzmaltina, com conquistas como a Libertadores de 1998 e o Campeonato Brasileiro de 2000. Por isso, foi convocado para a Seleção Olímpica que disputou os Jogos de Sydney, em 2000.

Vale destacar que sua trajetória no futebol brasileiro foi interrompida em 2002 por problemas contratuais, o que o levou a assinar com o União Leiria. Posteriormente, se transferiu para o Porto, onde brilhou intensamente. Com isso, acumulou sete títulos do Campeonato Português, quatro Taças de Portugal, uma Liga Europa e ainda retornou à Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa América de 2007.

Carreira encerrada e retorno simbólico antes da denúncia

Helton se aposentou em 2016, mas voltou aos gramados em 2020 para uma temporada de despedida pelo União Leiria, clube que o projetou na Europa. Além disso, disputou sete partidas antes de pendurar definitivamente as luvas.

Desse jeito, encerrou uma carreira marcada por grandes conquistas mas que, agora, tem um novo capítulo controverso sendo escrito nos tribunais portugueses. Portanto, a expectativa é que o julgamento ocorra a partir de setembro, quando serão analisadas provas e depoimentos colhidos pelo Ministério Público.