A Seleção Brasileira de basquete confirmou a convocação de dois atletas do Flamengo para a disputa da Solidarity Cup, torneio amistoso que será realizado entre os dias 24 e 31 de julho, nas cidades de Dongguan e Shenzhen, na China. O evento servirá como plataforma de observação para jovens talentos e parte da comissão técnica visando o ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
Os representantes rubro-negros serão o ala-pivô Kayo Gonçalves e o ala-armador Daniel Onwenu. Kayo, de 26 anos, é revelado pelas categorias de base do Flamengo e retornou ao clube na temporada passada. Já Onwenu, de 25 anos, foi anunciado como reforço recentemente, com passagens anteriores por Paulistano, Corinthians e pela G-League, liga de desenvolvimento da NBA.
Ambos os jogadores integrarão uma Seleção que será comandada, de forma interina, por Rodrigo Carlos da Silva, já que Aleksandar Petrovic, técnico principal, não participará da excursão à Ásia. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) aposta nesse torneio como uma oportunidade de intercâmbio e renovação da equipe nacional.
A participação do Brasil na Solidarity Cup contará com cinco partidas. Os confrontos confirmados até o momento são contra Nova Zelândia (em duas oportunidades), Montenegro e Guangdong. O adversário do último dia ainda será definido. As partidas acontecerão nos seguintes horários (horário de Brasília): 26/07, às 6h30; 27/07, às 8h45; 28/07, às 8h45; 30/07, às 6h30; e 31/07, com horário e oponente a serem divulgados.
“Para nós é fundamental esse intercâmbio e oportunidade para os atletas brasileiros e comissões técnicas, como fazíamos numa Seleção de novos no passado. Estamos trabalhando forte em um projeto escalonado a médio e longo prazo”, declarou Marcelo Sousa, presidente da CBB.
Enquanto isso, o Flamengo segue focado na preparação para a temporada 2025/26, que incluirá disputas no Novo Basquete Brasil (NBB), Copa Super 8 e Champions League das Américas. O clube já anunciou renovações e contratações para reforçar o elenco, incluindo o próprio Daniel Onwenu, o armador Franco Baralle, o ala-pivô Markeith Cummings e o pivô Wesley Castro.
Kayo Gonçalves, que permanece no elenco, teve médias de 6,9 pontos e 4,1 rebotes na última temporada e foi peça importante nas conquistas da BCLA e da Copa Super 8. A continuidade do jogador foi garantida após renovação de contrato para a nova temporada.
Com a presença dos dois atletas na convocação, o Flamengo amplia sua representatividade na Seleção, reafirmando o protagonismo do clube no cenário do basquete nacional.