O Grêmio confirmou o retorno do volante Felipe Carballo para a sequência da temporada. Revelado pelas categorias de base do Nacional, do Uruguai, o meio-campista de 28 anos estava emprestado ao New York Red Bulls desde agosto de 2024. A equipe norte-americana, contudo, optou por não exercer a cláusula de compra ao fim do contrato, encerrado no dia 30 de junho.
A volta de Carballo ao elenco gremista foi definida após uma conversa com o técnico Mano Menezes, que deixou claro que a permanência do atleta dependia de seu próprio comprometimento com o clube. O treinador afirmou que o jogador se mostrou disposto a seguir no projeto e, por isso, será reintegrado ao grupo principal.
— “A primeira busca que eu fiz foi saber se ele queria estar aqui. Se quer estar aqui, como ele se colocou, vai fazer parte do nosso grupo” — declarou Mano.

— “Ele vai ser analisado e trabalhado, como todos os jogadores do grupo, e vai estar à disposição” — completou.
A reintegração do uruguaio, conforme o comandante gremista, depende apenas de trâmites logísticos relacionados à mudança do jogador dos Estados Unidos para o Brasil. Segundo Mano, a expectativa é que o atleta se apresente nos próximos dias.
— “A partir do momento que ele seja integrado, e a perspectiva é que seja integrado tão logo solucione seus problemas de mudança, vai estar conosco. Acho que ele chega essa semana, se tudo der certo. Quando ele estiver aqui, poderei falar mais objetivamente” — finalizou o técnico.
Enquanto define o retorno de Carballo, o clube gaúcho também atua no mercado da bola. Sem grande margem financeira, a diretoria gremista tem buscado alternativas viáveis. Uma das possibilidades avaliadas é a contratação, por empréstimo, do meia-atacante Matheus Gonçalves, atualmente sem espaço no Flamengo. O jogador também passou pelo Red Bull Bragantino, que tentou sua compra em definitivo, mas esbarrou na negativa do clube carioca.
Mano Menezes tem participado ativamente das conversas sobre reforços, e deixou claro o perfil desejado para as próximas contratações. O técnico destacou que a prioridade é trazer atletas prontos para atuar imediatamente.
— “O Grêmio vai trazer para o seu elenco jogadores que possam chegar como o Alex (Santana) chegou, vestir a camisa e sair entregando o que tem para entregar. E isso que ele entregou no jogo-treino e entregou hoje, é aquilo que é bom pra gente” — comentou o treinador.
— “Um jogador de meio-campo que faz a bola passar tranquila pelo meio-campo, que sempre está disponível para receber a bola e fazer a transição da defesa para o ataque, isso para nós é fundamental. E aí que estamos trabalhando para solucionar os nossos problemas” — completou.