quinta-feira, agosto 7, 2025
16.6 C
São Paulo

Reforços! Atlético-MG traça plano de contratações para janela

Galo mira reforços pontuais no mercado e firma primeiro contrato profissional com promessa de 15 anos

Com a reabertura da janela de transferências do meio do ano no futebol brasileiro nesta quinta-feira (10), o Atlético tem direcionado esforços para realizar movimentações estratégicas no mercado. A prioridade no momento é a busca por reforços pontuais, sem repetir os altos investimentos do início da temporada.

Conforme planejamento traçado pelo clube, a principal carência identificada no elenco está na função de primeiro volante. A direção técnica busca um jogador com perfil defensivo, alta capacidade de marcação e combatividade. O colombiano Juan Camilo Portilla, atualmente no Talleres, da Argentina, é um dos alvos. O Atlético já apresentou propostas, mas ainda não recebeu resposta oficial. Outro nome sondado foi o de Fred, ex-Seleção Brasileira, atualmente no Fenerbahçe. Apesar do interesse, o atleta preferiu permanecer no futebol turco.

Cuca comanda treino do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Cuca comanda treino do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético)

A procura por um novo volante ganhou força após o argentino Fausto Vera, fora dos planos do técnico Cuca, solicitar para não ser relacionado antes da pausa do Campeonato Brasileiro. A decisão do jogador, que tem sondagens do exterior, é uma tentativa de viabilizar sua saída ainda nesta janela.

Atualmente, o setor de meio-campo conta com poucas opções, como Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens e Patrick. Por isso, além do reforço para a volância, o clube também busca um zagueiro e um atacante de velocidade com habilidade no um contra um. A intenção é contratar jogadores jovens com potencial de valorização. Um dos nomes avaliados foi o atacante Biel, do Sporting, mas a pedida de 7 milhões de euros por 90% dos direitos foi considerada alta pelo clube mineiro, que desejava um empréstimo.

Mesmo diante da necessidade de reforços, o CSO do clube, Paulo Bracks, garantiu que o Atlético manterá o equilíbrio no número de atletas do elenco. “Ou seja, o número de jogadores que ocasionalmente saírem será o mesmo que chegará ao clube”.

Enquanto trabalha no mercado, o clube também se movimentou nos bastidores para assegurar a permanência de um de seus talentos. Na manhã de quinta-feira (10), foi assinado o primeiro contrato profissional de Gabriel Veneno, meia de 15 anos revelado pelas categorias de base do Galo. O vínculo passa a valer no dia 16 de julho, quando o atleta completa 16 anos, e terá duração até julho de 2028.

O ato da assinatura ocorreu na Arena MRV, com a presença dos pais do jogador, seu empresário e dirigentes. Emocionado com o momento, o jovem declarou: “Muito feliz por esse momento. É um sonho meu e da minha família assinar esse primeiro contrato profissional aqui no Galo”.