A atriz Regina Duarte está longe das novelas desde 2017, quando participou de “Tempo de Amar”. Ao longo de décadas, esteve presente em algumas das mais icônicas tramas da teledramaturgia nacional, especialmente aquelas escritas por Manoel Carlos. Desde seu último trabalho, a artista optou por se manter afastada da televisão.
Apesar do distanciamento, Regina afirmou que aceitaria retornar aos folhetins sob uma única condição: atuar em uma obra do autor Manoel Carlos. Em entrevista concedida ao podcast PodCátia Entrevista, conduzido por Cátia Fonseca, ela foi categórica ao afirmar:
“Olha, com Maneco eu faria qualquer coisa. Se fosse o Maneco, com quem eu fiz três Helenas, fiz outras coisas também, eu não pestanejo. Maneco tem um entendimento do ser humano que é muito raro”.
A intérprete protagonizou três novelas do roteirista: História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006), todas exibidas na TV Globo. Atualmente, História de Amor está sendo reprisada na faixa “Vale a Pena Ver de Novo”.
Entretanto, o roteirista está longe das telinhas desde 2014, quando escreveu sua última trama, Em Família. Aos 92 anos, ele convive com o diagnóstico de Parkinson desde 2018 e vive recluso.
Críticas à prática de remakes
Durante a mesma entrevista, a atriz também opinou sobre a tendência de refilmagens de novelas consagradas. Ao ser questionada sobre o remake de Vale Tudo, originalmente exibida em 1988, ela classificou esse tipo de produção como desrespeitosa com quem integrou o elenco original. Ela declarou:
“É como traição aos atores que aceitam fazer um remake. Uma coisa que foi bem-feita, bem recebida, 100% de audiência, não precisa de remake. Ainda mais hoje, que você entra lá [no Globoplay] e pode ver cenas dessa novela que está sendo refeita agora… Eu acho um privilégio viver num mundo em que o que eu fiz há 20 anos está disponível hoje”.
Contexto recente e relação com colegas
Além das questões profissionais, Regina voltou à mídia recentemente por conta de um reencontro com a atriz Carolina Ferraz, após seis anos sem contato. O encontro foi exibido no programa Domingo Espetacular, da TV Record.
As duas atrizes estavam afastadas desde 2019, quando Regina publicou uma montagem que incluía Carolina como apoiadora de sua gestão na Secretaria de Cultura do governo federal. Ferraz não concordava com o uso da imagem e enviou um áudio pedindo a remoção da publicação, que não foi respondido.