O Cruzeiro segue em tratativas para contratar o meia-atacante Matheus Gonçalves, que pertence ao Flamengo. O clube mineiro fez uma proposta formal para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador, pelo valor de 3,5 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 22 milhões. A forma de pagamento, contudo, ainda é o principal entrave para a concretização da transferência.
O acordo entre as partes prevê o parcelamento do montante em três vezes: uma entrada de 1,5 milhão de euros assim que os documentos forem assinados, e outras duas parcelas a serem quitadas entre julho e agosto. Caso o Rubro-Negro exija pagamento integral imediato, a diretoria celeste também está disposta a realizar a operação à vista para não comprometer o negócio.
Posicionamento dos dirigentes e postura do jogador
O jornalista Samuel Venâncio revelou que a proposta foi enviada na quinta-feira (10) e que os dirigentes da SAF cruzeirense confiam na palavra dada pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, ao mandatário Pedro Lourenço.
Segundo Venâncio, “Matheus está muito com a cabeça no Cruzeiro” e o clube de Belo Horizonte só formalizou a proposta depois de receber autorização dos cariocas.
Além disso, o staff do atleta também demonstrou firmeza em manter o compromisso. Gonçalves deseja ter mais tempo em campo e, inclusive, chegou a solicitar participação na equipe sub-20 após não ser relacionado por Filipe Luís para o Mundial de Clubes.
Avaliação técnica e cautela de Leonardo Jardim
Após a goleada de 4 a 1 sobre o Grêmio, o técnico Leonardo Jardim comentou a situação durante a entrevista coletiva. Embora reconheça o estágio avançado das conversas, o português demonstrou cautela ao explicar os fatores que envolvem uma contratação:
“Uma contratação, há cinco momentos: temos que ter interesse em contratar, quem vende tem que ter interesse de vender, jogador tem que ter interesse de vir, e tem que haver acordo entre os clubes para vir e tem que assinar os papéis”.
Ele reforçou que, apesar de estarem na quinta fase, ainda não há garantias: “Por isso, todas as hipóteses retiradas, pode não haver acordo. Tudo isso pode acontecer antes (as cinco situações)” .
Interesse de outros clubes e números do jogador
Anteriormente, o Grêmio tentou viabilizar a chegada do jovem atleta por meio de empréstimo. No entanto, a proposta definitiva da equipe celeste superou a concorrência e deixou o clube gaúcho fora da disputa .
Revelado pelas categorias de base do Rubro-Negro, Matheus Gonçalves disputou 13 jogos em 2025 pelo time principal e marcou dois gols. No ano anterior, ele também atuou pelo Red Bull Bragantino, onde somou 13 partidas e uma assistência.
Próximos compromissos da equipe mineira
Enquanto aguarda o desfecho da negociação, o Cruzeiro concentra suas atenções no Brasileirão. A equipe volta a campo na quarta-feira (17), às 19h30 (horário de Brasília), contra o Fluminense. Em seguida, recebe o Juventude no sábado (20), às 16h, e visita o Corinthians na terça-feira (23).


