Após a vitória do Bahia sobre o Atlético-MG por 2 a 1, no sábado (12 de julho), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma discussão entre Ademir e Lyanco acabou gerando repercussões extracampo. Durante a partida, os dois jogadores se desentenderam na área em meio a uma cobrança de falta, e o atacante do Bahia citou episódios de depressão do defensor atleticano.
Ademir, que anteriormente defendeu o próprio Atlético, utilizou as redes sociais para se manifestar e pedir desculpas pelo ocorrido. O episódio ganhou notoriedade após leitura labial feita por um influenciador, que captou o momento em que o atacante xingou o zagueiro e mencionou problemas psicológicos enfrentados por ele.
“Apelão do cara***. Depois fica falando de negócio de depressão”, teria dito Ademir, segundo análise da gravação do jogo. A declaração gerou desconforto, dado que Lyanco já havia tornado pública sua luta contra transtornos de ansiedade e depressão desde a temporada passada.
Em nota publicada no Instagram, Ademir procurou contextualizar sua fala e se desculpar pela citação ao tema. Segundo ele, o comentário surgiu no calor do momento, após sentir-se ofendido. Ainda assim, reconheceu que o conteúdo foi inadequado. “Sei o quão sério é o assunto depressão e como isso deve ser tratado com respeito e atenção”, afirmou o jogador.
“Sou um cara da paz, que não cria polêmicas, busca apenas trabalhar da melhor forma”, completou Ademir ao final de sua mensagem pública, enfatizando que viveu uma noite especial com a vitória tricolor, mas que o episódio acabou ofuscando o momento.
Lyanco, por sua vez, não emitiu nota específica sobre o ocorrido, mas em setembro de 2024 havia dado um depoimento contundente sobre os desafios de lidar com a saúde mental. “É um assunto muito sério e que as pessoas não entendem muito. O que eu sinto não é só na cabeça, eu sinto por sintomas no corpo também, achando que eu vou cair a qualquer momento, morrer”, disse o zagueiro à época.
Enquanto isso, o ambiente no Atlético-MG também foi afetado por outras questões. Após o confronto, Lyanco comentou brevemente sobre a situação salarial no clube. “É difícil falar. A gente está confiante no que falaram para nós”, declarou, referindo-se à promessa da diretoria em relação a pagamentos atrasados.


