segunda-feira, agosto 18, 2025
14.6 C
São Paulo

Time europeu avança e deve fechar com defensor do Palmeiras

Negociações avançam para saída de Kaiky Naves ao Alverca, enquanto Palmeiras rejeita ofertas milionárias por Richard Ríos e mantém postura rígida no mercado europeu.

A trajetória de Kaiky Naves no Palmeiras se consolidou ao longo dos últimos anos, principalmente por sua formação nas categorias de base do clube. Embora tenha começado 2025 com mais espaço no elenco devido à saída de Vitor Reis para o Manchester City, o defensor passou a perder protagonismo. Afinal, nomes como Gustavo Gómez, Murilo, Bruno Fuchs, Micael e Benedetti assumiram maior relevância na zaga, e Naves encerrou sua participação no time com dez partidas disputadas na temporada.

Enquanto isso, Richard Ríos também se tornou peça valorizada no elenco alviverde. Com contrato válido até dezembro de 2028, o meio-campista colombiano atraiu sondagens expressivas após a disputa do Mundial de Clubes. Entre os interessados estiveram Roma, Inter de Milão, Porto, Benfica e Zenit, embora o clube brasileiro tenha adotado postura inegavelmente firme ao estipular o valor de 30 milhões de euros para qualquer negociação definitiva.

O desejo de Naves por novas oportunidades se manifestou de forma clara. Porquanto estivesse vinculado ao Palmeiras, o zagueiro expressou que precisava atuar com maior regularidade. O último jogo dele ocorreu diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, em abril. Assim sendo, o defensor de 23 anos aceitou iniciar tratativas para defender outra equipe.

Aliás, Abel Ferreira comentou em abril sobre a postura da diretoria ao tratar propostas pelo atleta.

“O Naves foi dos jogadores que mais pediu para sair e deixamos sair, mas a verdade é que não apareceu (proposta), a não ser agora o Botafogo. Não vamos emprestar um jogador. Se quiser, paga. Há um preço e não é muito caro. Se quiser, paga. Não tenho problema nenhum em vender jogador para um rival, mas não vamos emprestar com opção de compra, porque no Palmeiras ninguém é idiota”.

Em relação ao futuro de Naves, o Alverca, de Portugal, passou a liderar a disputa pelo zagueiro. Conforme apurado, o clube português avançou para sacramentar o empréstimo com cláusula de compra estipulada em 4 milhões de euros, cerca de R$ 26 milhões. O defensor viajou ao país europeu nos últimos dias para realizar exames médicos e alinhar detalhes contratuais.

Por outro lado, Ríos mantém preferência por atuar no futebol italiano. Entretanto, o jogador e seus representantes têm cautela quanto à escolha, visto que o atleta planeja uma movimentação que possa potencializar sua presença na Copa do Mundo de 2026. O meio-campista descarta, portanto, mercados considerados secundários, como o russo.

A proposta mais recente, enviada pela Roma, foi avaliada em 25 milhões de euros fixos, mais 3 milhões em bônus por metas esportivas. Todavia, o Palmeiras recusou a investida por não contemplar integralmente os parâmetros definidos no planejamento financeiro da diretoria.

Atualmente, o clube detém 70% dos direitos econômicos de Ríos. O restante é dividido entre Guarani, Flamengo e o próprio atleta com seu estafe. Por isso, eventuais negociações passam por composição entre todas as partes envolvidas.