A dança das cadeiras no futebol brasileiro pode levar Renato Paiva a um novo destino na Série A. Livre no mercado desde que deixou o comando do Botafogo após a eliminação para o Palmeiras no Mundial de Clubes, o técnico português é um dos cotados para assumir o Fortaleza. A informação foi revelada pelo jornalista Jorge Nicola em seu canal no YouTube.
A possível chegada de Paiva ao clube cearense acontece dias após a saída de Juan Pablo Vojvoda, técnico que marcou uma era no Fortaleza, mas foi demitido nesta segunda-feira (14). Além do português, outros nomes surgem como alternativas no mercado, como Zubeldía, ex-São Paulo, e Ramón Díaz, que deve fechar com o Olimpia, do Paraguai.
Saída conturbada do Botafogo ainda repercute
Vale destacar que a demissão de Paiva do Botafogo causou surpresa entre os torcedores, principalmente pelo bom desempenho recente do time. No entanto, John Textor, dono da SAF alvinegra, justificou a decisão com críticas contundentes: “Ele quebrou seus próprios princípios, não seguiu o plano. Ele é um treinador posicional.”
“Os torcedores ficaram irritados com a forma como jogamos. Deveríamos ter vencido Atlético de Madrid e Palmeiras, somos melhores do que o Palmeiras”, completou o dirigente em entrevista à Talksport, na Inglaterra.
Sendo assim, a ruptura entre clube e técnico ocorreu não apenas por resultados, mas também por divergências táticas e filosóficas.
Paiva rebate críticas e ironiza ex-clube
Desde sua saída, Renato Paiva tem usado as redes sociais para alfinetar John Textor. Em uma das publicações, fez referência ao Chelsea, comparando a estratégia dos ingleses com a adotada por ele no Botafogo: “Chelsea jogando com 3 volantes e um 10 de falso ponta que com bola jogava por dentro no corredor central! Mas pode?”
Além disso, a postagem reforçou o tom crítico do português diante das justificativas do ex-patrão. Por isso, caso acerte com o Fortaleza, o reencontro com o Botafogo no Brasileirão promete ser cercado de tensão e boas histórias.
Desse jeito, Paiva pode ter no Leão do Pici a chance de provar, em campo, que ainda tem muito a mostrar no futebol brasileiro.