A derrota do Flamengo para o Santos, por 1 a 0 na noite de quarta-feira (16 de julho), na Vila Belmiro, representou mais do que o fim da invencibilidade rubro-negra de cinco partidas no Campeonato Brasileiro. O confronto, válido pela 14ª rodada, também trouxe à tona a dificuldade do time carioca em furar defesas bem estruturadas — algo que foi ressaltado pelo próprio técnico Filipe Luís após o apito final.
O único gol do jogo foi marcado por Neymar, aos 38 minutos do segundo tempo. O atacante santista recebeu na área, driblou dois defensores e finalizou com precisão, sem chances para Rossi. O técnico do Flamengo, que tem longa história com o camisa 10 da equipe alvinegra, comentou sobre o impacto do ex-companheiro de Seleção Brasileira.
“Ele é um jogador extraordinário, um grande amigo e ex-companheiro de Seleção. Tenho uma amizade muito grande e muito boa com ele. Privilégio para o futebol brasileiro que ele esteja jogando aqui novamente. Uma pena que hoje ele conseguiu decidir o jogo para o Santos”, afirmou Filipe.
Além do gol decisivo, Neymar foi peça constante nas jogadas de transição do Santos. Segundo o técnico do Flamengo, os erros na saída de bola acabaram oferecendo espaços ao adversário, que explorou com velocidade esses momentos de desorganização.
Apesar de controlar a posse de bola ao longo da maior parte da partida, o Flamengo teve dificuldades para transformar esse domínio territorial em chances claras de gol. Conforme o treinador destacou, o Santos, sob comando de Cleber Xavier, apresentou uma proposta de jogo eficaz ao neutralizar as principais peças ofensivas do rival.
“Eles tentaram pressionar no começo do jogo, e a gente conseguiu sair bem. Acabamos dominando e defendendo com a bola. Mas concordo que no terço final é onde faltou mais agressividade para a gente finalizar as jogadas, um pouco mais de coragem para arriscar cruzamentos, chutar de fora da área ou até mesmo o um contra um”, explicou Filipe Luís.
A partida também foi marcada por mudanças forçadas no elenco rubro-negro. Léo Ortiz deixou o campo com desconforto, sendo substituído por Léo Pereira ainda no início da segunda etapa. Bruno Henrique, que recebeu o terceiro cartão amarelo, será desfalque no clássico diante do Fluminense.
Mesmo com a derrota, o Flamengo permaneceu na liderança da competição, com 27 pontos. A equipe volta a campo no domingo (20 de julho), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para enfrentar o Fluminense pela 15ª rodada.


