sexta-feira, novembro 7, 2025
15.7 C
São Paulo

Televisão: Record sofre e vê SBT ‘estourar’

Cada ponto no Ibope equivale a 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na Grande São Paulo

Na quinta-feira (17), a Record optou por alterar sua programação para transmitir o confronto entre Fluminense e Cruzeiro, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A mudança, entretanto, teve impacto limitado na audiência da emissora na Grande São Paulo, principal praça do país.

Antes do pronunciamento presidencial, o jogo marcou 6,3 pontos e subiu para 8,1 após a fala oficial do presidente Lula. Apesar disso, o desempenho foi considerado de apelo restrito e acabou influenciando negativamente os programas seguintes.

SBT Brasil registra melhor desempenho em 16 meses

A modificação da grade da concorrente abriu espaço para o avanço do SBT Brasil, que atingiu seu melhor índice desde março de 2024. Exibido entre 19h45 e 21h, o telejornal apresentado por César Filho marcou 5,0 pontos de média e 8,1% de participação, crescimento de 39% em relação às quatro quintas-feiras anteriores.

Esse resultado garantiu ao noticiário a terceira colocação no horário, atrás dos 6,3 pontos da Record.

Jornal da Record sofre sua pior quinta desde agosto de 2024

Com início às 18h15 e encerramento antes do futebol, o Jornal da Record terminou com 6,3 pontos, o pior desempenho da atração às quintas-feiras desde 8 de agosto de 2024. A exibição fora do padrão habitual da novela Reis (4,7) também contribuiu para a perda da vice-liderança na faixa, ficando atrás do próprio SBT.

Novela e programa bíblico amargam queda

Além do jornalístico, a Record também sofreu baixa com a trama Paulo, o Apóstolo, que anotou apenas 5,2 pontos, registrando um desempenho abaixo da média. Em seguida, Reis ficou com 4,7 e perdeu espaço para o canal de Silvio Santos.

Os índices indicam que o público não aderiu às alterações promovidas pela emissora de Edir Macedo naquela noite.

Outras atrações também se beneficiam

Na sequência da programação do SBT, a novela As Filhas da Senhora Garcia repetiu o bom desempenho do dia anterior e fechou com 4,0 pontos, igualando o recorde anterior registrado frente ao futebol da Globo na quarta-feira (16).

O produto mexicano superou Reis e manteve a audiência aquecida para a faixa noturna da emissora.

Citação direta

Em avaliação do desempenho, o jornalista Gabriel de Oliveira pontuou: “O noticioso comandado por Cesar Filho conseguiu o seu melhor desempenho de audiência em quase 500 dias”.

Dados consolidados de audiência

Cada ponto no Ibope equivale a 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na Grande São Paulo. A performance do SBT Brasil foi a melhor em 493 dias e a segunda mais alta desde a estreia de César Filho em março de 2024.