O Bayer Leverkusen, vice-campeão da última edição da Bundesliga, realiza sua preparação para a temporada 2025/26 no Rio de Janeiro. O clube desembarcou na cidade na madrugada de terça-feira (15) e escolheu o Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, como base de treinamentos até terça-feira (23).
Além das atividades físicas, a delegação promove ações culturais. Jogadores e comissão técnica visitaram a praia da Barra da Tijuca no primeiro dia de estadia e também têm na agenda passagens por locais emblemáticos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e uma quadra de escola de samba.
Amistoso contra o time sub-20
Nesta sexta-feira (18), às 14h30 (horário de Brasília), a equipe de Erik ten Hag enfrenta o elenco sub-20 do Flamengo no Estádio da Gávea. O duelo marca o primeiro teste da equipe alemã sob o comando do novo treinador e faz parte da programação de pré-temporada em solo carioca.
Para esse amistoso, o time da casa recebe o reforço de quatro nomes do plantel principal: o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Cleiton, o lateral Viña e o meia-atacante Matheus Gonçalves. O técnico rubro-negro afirmou: “Grande oportunidade de enfrentar uma equipe do mais elevado nível”.
Delegação no clássico carioca
A estadia do clube europeu se estende até o início da próxima semana, e a delegação ainda acompanhará de perto o clássico entre Flamengo e Fluminense, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no domingo (20), às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã.
Durante coletiva concedida na quinta-feira (17), Erik ten Hag comentou sobre a expectativa para o duelo:
“O Maracanã é muito conhecido, não só no Brasil, mas no mundo todo. É um local que estamos ansiosos em visitar. São dois rivais próximos, que estiveram na Copa do Mundo, e esperamos uma grande atmosfera. Queremos muito ver o jogo tecnicamente, observar os comportamentos. Será um grande prazer assistir a este clássico neste estádio”.
Planejamento estratégico e histórico
Segundo Fernando Carro, CEO do Bayer Leverkusen, a escolha do Brasil para a realização da pré-temporada se deve tanto à relevância do país como mercado quanto à conexão histórica com o futebol brasileiro.
“Mais de 20 jogadores do Brasil atuaram pela equipe nas últimas três décadas”, declarou o dirigente. O executivo ainda elogiou a estrutura oferecida pelo Flamengo, apontando o Ninho do Urubu como fator decisivo para a escolha da sede.
Participação de Filipe Luís na trajetória
O clube alemão também relembrou o interesse antigo por Filipe Luís. Em 2019, o então lateral recusou proposta dos germânicos para atuar no Rubro-Negro. Durante a atual visita ao Brasil, Simon Rolfes, diretor administrativo do Leverkusen, afirmou:
“Tentamos contratá-lo após sua passagem pelo Atlético de Madrid. Desde então, mantivemos contato, e tem sido interessante acompanhar a transição de Filipe Luís, um ex-defensor de alto nível, para treinador do Flamengo, alcançando sucesso em sua segunda carreira. Admiro muito isso e acompanhamos sua trajetória”.
Elenco presente no Brasil
O grupo liderado por Erik ten Hag conta com nomes como Patrik Schick, Victor Boniface, Granit Xhaka e Jonas Hofmann. Além dos profissionais, atletas do sub-19 também participam da excursão, compondo a delegação em solo brasileiro.
Após a passagem pelo Rio de Janeiro, o Leverkusen terá amistosos na Europa: enfrenta o Bochum no dia 27, às 13h (horário de Brasília), e o Fortuna Sittard em 1º de agosto, às 14h (horário de Brasília).