Em meio a uma crise na lateral esquerda do Flamengo, o clube aposta em um retorno gradual de Matías Viña. O jogador uruguaio, que sofreu uma grave lesão em 2023, vem retomando o ritmo aos poucos e, nesta semana, deu mais um passo importante ao atuar como titular no time sub-20, em um amistoso contra o Bayer Leverkusen na Gávea.
“Quando chegou a oportunidade no profissional para eu ter minutos, eu falei: sem problemas, pelo menos tenho alguns minutos e posso aproveitar esse momento também”, disse Viña à FlaTV, mostrando disposição e foco na recuperação.
Amistoso como parte do processo de retomada
Viña participou por cerca de 30 minutos do amistoso, seguindo um planejamento do departamento de futebol do Flamengo. Cabe ressaltar que essa foi sua primeira vez como titular desde agosto do ano passado, quando rompeu o ligamento cruzado anterior e fraturou a tíbia, exigindo cirurgia e longa reabilitação.
Dessa maneira, o clube busca recondicionar o lateral sem pressa, mas de forma progressiva. Com isso, além de Viña, o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Cleiton e o meia Matheus Gonçalves também reforçaram a equipe sub-20 no confronto que terminou com vitória rubro-negra por 5 a 1.
Vale destacar que Viña já havia somado minutos em dois jogos recentes pelo profissional, sete contra o Fortaleza, no Brasileirão, e nove diante do Los Angeles FC, na Copa do Mundo de Clubes.
Lateral esquerda em alerta máximo
Enquanto isso, Filipe Luís precisa lidar com as ausências de Alex Sandro, lesionado na coxa, e Ayrton Lucas, afastado por um corte profundo na perna. Por isso, na última rodada do Brasileirão contra o Santos, o treinador foi forçado a improvisar o lateral-direito Varela no setor.
Além disso, Wesley precisou atuar pela direita, evidenciando a carência de opções naturais na posição. Sendo assim, o retorno de Viña é visto com expectativa nos bastidores, isso porque sua reintegração plena pode trazer alívio para um setor que vive constantes dores de cabeça.
Portanto, a participação no sub-20 não foi apenas simbólica, mas parte de um plano traçado para devolver Viña ao alto nível. Por que não sonhar com seu retorno definitivo em breve? Desse jeito, o Flamengo poderá enfim respirar aliviado na lateral esquerda.