segunda-feira, julho 21, 2025
23.2 C
São Paulo

Time da Europa viraliza ao divulgar uniforme com quase 30 patrocínios

Camisa do TSV Hartberg surpreende e gera debate sobre limites da publicidade no futebol

Em uma cena inusitada que tomou conta das redes sociais nesta semana, o TSV Hartberg, da primeira divisão da Áustria, virou notícia ao apresentar um uniforme que mais parece um “painel publicitário ambulante”. O clube divulgou na última quinta-feira (17) os kits que serão utilizados na temporada 2025/26 e chamou atenção porque a nova camisa estampa aproximadamente trinta logomarcas de patrocinadores.

Dessa maneira, o uniforme austríaco viralizou não apenas entre torcedores, mas também entre profissionais do marketing esportivo, curiosos e até humoristas da internet, que fizeram piada com o visual carregado. Isso porque, entre os espaços utilizados, estão incluídos frente e costas da camisa, mangas, shorts e até os meiões, um verdadeiro mosaico corporativo.

Uniforme ou outdoor? A ousada decisão do TSV Hartberg

O TSV Hartberg é um clube modesto do futebol europeu e, como tantos outros times menores, depende fortemente do apoio de patrocinadores para equilibrar as finanças. Por isso, o uso massivo de marcas no uniforme pode ser interpretado como uma estratégia necessária para a sobrevivência no competitivo cenário do futebol profissional.

Vale destacar que, entre as cerca de trinta marcas estampadas, está a logo da Adidas, fornecedora oficial de material esportivo do clube. O novo uniforme será estreado nesta sexta-feira, em um amistoso contra o First Vienna, também da Áustria.

Além disso, a repercussão do uniforme gerou um debate sobre os limites entre visibilidade comercial e a identidade visual dos clubes. Afinal, até que ponto a estética pode ser comprometida em nome do patrocínio?

Uma vitrine de marcas que não passou despercebida

Cabe ressaltar que o fenômeno não é totalmente novo, há clubes pelo mundo que já adotaram práticas semelhantes, mas a escala e o destaque visual do uniforme do Hartberg causaram espanto até entre os mais acostumados com o marketing esportivo.

Sendo assim, o TSV Hartberg se tornou um exemplo de como a busca por receita pode transformar até mesmo a camisa de um time em uma verdadeira vitrine de marcas.

Com isso, o clube austríaco garantiu não só atenção internacional, como também levantou uma questão importante: por que não há um equilíbrio melhor entre identidade e sustentabilidade financeira no futebol atual?