domingo, julho 27, 2025
16.5 C
São Paulo

Eles disputaram a final da Champions League e assinaram com a BYD

Vice-campeões europeus fecham acordo até 2028 com montadora chinesa em movimento estratégico por visibilidade e sustentabilidade.

Vice-campeã europeia na última temporada, a Inter de Milão anunciou, nesta segunda-feira (21 de julho), a assinatura de uma nova parceria global com a montadora chinesa BYD. O acordo substitui a Volvo, patrocinadora oficial da equipe nas últimas 18 temporadas, e terá validade até 2028 .

A aliança envolve o fornecimento de cerca de 70 veículos eletrificados para atletas, comissão técnica e dirigentes, além de iniciativas voltadas a torcedores e ações comerciais conjuntas. De acordo com a BYD, trata-se de uma colaboração “360 graus” com a Inter, abrangendo ativações internacionais e projetos de visibilidade global.

Segundo Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, a parceria simboliza valores compartilhados. “O nome BYD significa Construa Seus Sonhos, e acredito que essa parceria é um sonho para os jovens e todos que amam o futebol. […] Essas qualidades também refletem o espírito da BYD”.

Giorgio Ricci, diretor de receita da Inter, também destacou o simbolismo do acordo. “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar esta nova parceria, que reúne dois grupos globais unidos por uma busca constante pelo futuro e pela excelência”.

Além do impacto esportivo e de marca, o contrato com a Inter faz parte da ofensiva estratégica da BYD para consolidar presença no mercado europeu. Em abril, a montadora superou pela primeira vez a Tesla nas vendas de carros elétricos na Europa, segundo a consultoria JATO Dynamics .

Entre os modelos que estarão à disposição do clube está o Sealion 7, SUV elétrico lançado no fim de 2024 com autonomia aprimorada e design aerodinâmico. O veículo alcança 100 km/h em 4,5 segundos, possui tração integral e adota a nova bateria Blade, que dispensa cobalto e é integrada à estrutura do carro .

A relação entre a Inter e empresas chinesas, porém, não é novidade. Em 2016, o grupo Suning adquiriu 70% do clube. Sob gestão de Steven Zhang, a equipe voltou ao protagonismo nacional, vencendo três edições recentes da Série A e chegando à final da Liga dos Campeões em 2025 .

A parceria reforça o uso do futebol como ferramenta de soft power e aproxima a BYD de consumidores europeus em meio ao crescimento de barreiras comerciais na região. Ao lado da Inter, a montadora chinesa amplia sua presença no velho continente, conectando tecnologia e paixão esportiva em um cenário de disputas cada vez mais globalizadas.