quinta-feira, novembro 6, 2025
17.2 C
São Paulo

Estafe de De La Cruz acionará os meios legais após polêmica com o médico do Flamengo

Chefe do departamento médico do Flamengo critica condições físicas de De La Cruz, mensagem vaza, e staff do jogador avalia medidas legais contra Runco

A contratação de Nicolás De La Cruz pelo Flamengo, ocorrida em dezembro de 2023 por cerca de R$ 102 milhões, voltou ao centro das atenções após a divulgação de uma mensagem atribuída a José Luiz Runco, chefe do departamento médico do clube. O conteúdo, vazado de um grupo de WhatsApp com integrantes da política rubro-negra, causou reação imediata do estafe do atleta.

Na mensagem, Runco teria afirmado que o meio-campista uruguaio possui uma lesão “crônica e irreversível” no joelho, além de criticar a negociação, dizendo que nenhum clube o contrataria “para jogar futebol competitivo”. Diante disso, os representantes do jogador expressaram forte insatisfação, questionando a ética do médico e sinalizando que podem buscar reparação legal.

“Na verdade, fomos pegos de surpresa com esta declaração do diretor médico do clube. Primeiramente, não é uma atitude correta, nem ética, de um profissional que já passou pela seleção brasileira”, afirmou a equipe que gerencia a carreira do atleta.

De acordo com o estafe, a condição física de De La Cruz não impede sua participação em alto nível. Eles destacam que, em 2024, o jogador participou de 49 partidas somando compromissos pelo Flamengo e pela seleção uruguaia. Na visão deles, o fato de o meia não ter sido escalado no clássico contra o Fluminense foi apenas uma escolha técnica voltada ao controle de carga.

“Nico De La Cruz estava disponível para jogar o Flamengo x Fluminense de domingo, mas foi uma opção do treinador em controlar a carga do jogador”, acrescentou o comunicado.

Atualmente, o clube decidiu afastar o atleta temporariamente para um tratamento especializado. Segundo boletim médico, a medida busca aumentar a disponibilidade do jogador para a sequência da temporada no segundo semestre.

Enquanto isso, o próprio De La Cruz utilizou suas redes sociais para publicar uma mensagem enigmática, sem citar diretamente o episódio: “Nunca deixe que ninguém te diga que você não pode fazer algo”. A postagem foi seguida de uma demonstração pública de apoio de seu compatriota Arrascaeta, que publicou uma foto ao lado do companheiro com a legenda “Cuidar dos nossos”.

A nota do estafe também ressaltou que De La Cruz é um jogador com trajetória consolidada, sendo campeão da Libertadores pelo River Plate, titular na seleção uruguaia e vencedor de títulos recentes pelo Flamengo, como a Copa do Brasil de 2024, a Supercopa de 2025 e o Campeonato Carioca.

Por fim, os empresários indicaram que buscarão esclarecimentos junto ao clube para definir se a manifestação representa uma posição institucional ou apenas pessoal do médico, antes de decidir se adotarão medidas judiciais.