quinta-feira, agosto 7, 2025
24.5 C
São Paulo

Atacante internacional entra na mira do São Paulo

Promessa do Stuttgart chama atenção em Cotia e pode estreitar laços entre os clubes

O São Paulo pode ter encontrado um novo nome para seu radar de talentos e ele vem diretamente da Europa. Durante um torneio amistoso realizado nesta semana em Cotia, como parte da nova parceria com o Stuttgart, um jovem atacante grego impressionou os dirigentes tricolores: Matthaios Tsigkas, camisa 9 da equipe alemã.

A atuação do centroavante no amistoso chamou atenção não apenas pela força física, mas pela inteligência tática. Isso porque o atleta apresentou um perfil pouco comum nas categorias de base brasileiras: presença diária na área, jogo de pivô refinado e finalização precisa. 

Sendo assim, os olhares da diretoria do São Paulo se voltaram rapidamente para uma possível permanência do jogador no CT da base tricolor.

Intercâmbio promissor, sem cláusula de compra

Apesar do interesse, a parceria firmada entre São Paulo e Stuttgart não prevê, até o momento, a compra de atletas. O acordo é focado em intercâmbio técnico, cultural e de formação. Por isso, um eventual avanço nas tratativas dependeria de uma reavaliação por ambas as partes.

Segundo Douglas Schwartzmann, diretor geral das categorias de base do São Paulo, o clube está em busca de jogadores com características diferentes das já disponíveis no elenco. “Queremos um centroavante como ele, um jogador de arrasto”, disse Schwartzmann, comparando o estilo de Tsigkas ao do brasileiro Hulk, embora destacando que o jovem grego tem atributos próprios.

Potencial bilateral e olho na base tricolor

Além disso, o Stuttgart também saiu de Cotia com boas impressões. O meia Gustavo Zabarelli, de apenas 16 anos, despertou interesse dos alemães. Com convocações para a Seleção Brasileira de base e patrocínio de marca esportiva, Zabarelli é tratado como joia no Tricolor.

Por isso, a diretoria já deixou claro que ele não será envolvido no intercâmbio. Vale destacar que o São Paulo enxerga essa relação com o Stuttgart como estratégica para desenvolver talentos e incorporar lições do modelo europeu.

Com isso, mesmo sem cláusulas de transferência imediata, o vínculo entre os clubes pode abrir caminhos interessantes no futuro. Dessa maneira, Cotia segue reforçando seu status como referência em formação, e agora também como ponto de conexão internacional.