domingo, agosto 3, 2025
23.1 C
São Paulo

Gloria Groove entra para o elenco de musical sucesso da Broadway em cartaz no Brasil

Com investimento total estimado em R$ 19 milhões, a produção apresenta novidades

A montagem brasileira do consagrado musical “Wicked”, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, contará com uma participação especial inédita. Gloria Groove foi confirmada como Madame Morrible, personagem central da trama, em sessões especiais que ocorrem entre os dias 23 e 27 de agosto e de 30 de agosto a 3 de setembro.

Com isso, ela se torna a primeira drag queen no mundo a interpretar esse papel, tradicionalmente ocupado por atrizes cisgênero.

Madame Morrible é diretora da Universidade de Shiz, instituição fictícia onde as protagonistas Elphaba e Glinda se conhecem. Na narrativa, a personagem exerce papel determinante nos destinos das jovens bruxas e do povo de Oz. No Brasil, a função vinha sendo desempenhada por Karin Hils, que segue como intérprete principal durante a temporada regular.

Histórico e relação com a obra

Daniel Garcia, nome de batismo de Gloria Groove, tem longa trajetória nos palcos. Começou no teatro musical e na dublagem aos sete anos de idade. Atualmente com 30 anos, a artista celebra esse retorno às origens justamente em uma de suas obras favoritas.

“Essa história me puxa de volta para um lugar que sempre sonhei. É como receber um ticket esmeralda, como a Elphaba, para viver algo que parecia impossível”.

A artista é declaradamente admiradora de “Wicked”. Em 2024, chegou a entrevistar Cynthia Erivo e Ariana Grande, protagonistas da adaptação cinematográfica da obra, durante reportagem exibida no programa Fantástico. No longa, a personagem que Groove agora encarna foi interpretada por Michelle Yeoh, vencedora do Oscar.

Produção e investimento

A atual montagem nacional de “Wicked” teve sua estreia em março deste ano e marca o retorno do espetáculo ao mesmo palco que recebeu sua primeira versão no país, em 2016. O elenco traz novamente Myra Ruiz e Fabi Bang nos papéis de Elphaba e Glinda, respectivamente.

Com investimento total estimado em R$ 19 milhões, a produção apresenta novidades como figurinos reformulados, efeitos especiais inéditos e cenografia assinada por Issao Imamura. O próprio criador do musical, Stephen Schwartz, acompanhou a estreia em São Paulo e aprovou a adaptação brasileira.

Reconhecimento e simbolismo

Gloria Groove não apenas ocupa um lugar de destaque no elenco como também representa um marco simbólico para o teatro musical. “Estou representando no palco os fãs de ‘Wicked’ que estão na plateia. É como se tivessem puxado alguém da poltrona para viver essa oportunidade única”.