quinta-feira, agosto 7, 2025
17.1 C
São Paulo

Saiba como foi o velório aberto de Preta Gil

O corpo da cantora Preta Gil foi cremado na tarde de sexta-feira (25), após uma cerimônia de despedida realizada no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro. A artista faleceu no domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, onde estava em tratamento contra um câncer no intestino diagnosticado em 2023. A doença, que chegou a apresentar uma breve regressão, evoluiu para metástase em 2024, comprometendo outros órgãos.

A escolha do Theatro Municipal para o velório foi feita pela própria cantora, ainda em vida. O local recebeu centenas de torcedores, amigos e figuras públicas, que se reuniram desde as primeiras horas do dia. Com homenagens emocionadas, camisas personalizadas, coroas de flores e projeções com imagens da artista, o ambiente refletia a forte ligação de Preta com a música, a cultura e a espiritualidade afro-brasileira.

Entre os momentos mais simbólicos, houve uma saudação a Oxum, orixá do qual Preta era filha, entoada por familiares e amigos em uma cerimônia reservada. O ato foi seguido por aplausos e manifestações de carinho do público que acompanhava do lado de fora. Na saída do teatro, gritos de “Preta, eu te amo” ecoaram pelas ruas da Cinelândia.

O cortejo seguiu em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do centro da cidade, passando inclusive pelo percurso do circuito de blocos de Carnaval que homenageia a artista. O caixão foi carregado por familiares e amigos próximos, entre eles Francisco Gil, filho da cantora, e o músico Carlinhos Brown. Ao chegar ao Cemitério da Penitência, na Zona Norte, foi realizada uma cerimônia íntima, restrita à família e pessoas mais próximas.

Gilberto Gil, pai da cantora, chegou ao Theatro Municipal por volta das 13 horas (horário de Brasília), acompanhado de sua esposa, Flora Gil, e da ex-esposa Sandra Gadelha, mãe de Preta. Eles foram recebidos sob aplausos e gritos de “Força, Gil!” por parte dos presentes. A emoção foi visível também no momento em que Francisco Gil se despediu da mãe diante do caixão. Outros nomes conhecidos, como Caetano Veloso, Djavan, Fernanda Torres, Bruna Marquezine e Lulu Santos, também participaram da despedida.

Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, escreveu Gilberto Gil em suas redes sociais, em homenagem à filha.

Preta Gil deixa um legado marcado por mais de duas décadas de carreira na música, participação em programas de televisão e forte atuação na defesa de causas sociais. Além do filho Francisco, ela deixa uma neta, Sol de Maria.