domingo, agosto 3, 2025
18 C
São Paulo

Corinthians: a declaração de Dorival Jr sobre empate com o Botafogo

Dorival Jr analisa postura do Timão contra o Botafogo, explica a escalação mista e analisa postura da equipe dentro das quatro linhas

A poucos dias do clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, o Corinthians visitou o Botafogo no sábado (26) e saiu do estádio Nilton Santos com um empate por 1 a 1. No entanto, a escalação de uma equipe alternativa por parte do técnico Dorival Júnior gerou questionamentos, sobretudo após a atuação apagada no primeiro tempo.

No intervalo da partida contra o Botafogo, com a equipe perdendo e sendo dominada — chegou a ter apenas 23% de posse de bola em determinado momento —, Dorival realizou quatro substituições e promoveu a entrada de nomes como Yuri Alberto e Memphis Depay. A mudança surtiu efeito imediato e resultou em uma melhora considerável do desempenho.

A postura no segundo tempo, inclusive, foi amplamente elogiada pelo comandante. “Foi uma postura completamente diferente da do primeiro. Corrigimos posicionamentos, mudamos funções e conseguimos equilíbrio. Foi um jogo completamente diferente. A equipe está de parabéns”, afirmou o treinador, destacando o desempenho competitivo diante de um adversário que ainda não havia sido derrotado em casa no campeonato.

Além de defender a escalação alternativa, Dorival fez questão de destacar o papel da ciência no monitoramento físico dos atletas. “Temos números internos que mostram muita coisa. Temos que respeitar isso, é ciência. Você não pode ir contra a ciência”, declarou o técnico, rebatendo críticas à estratégia adotada no Rio de Janeiro.

Questionado se repetiria a formação inicial caso pudesse voltar atrás, o técnico respondeu de forma direta. “Ninguém tem essa varinha de condão. Se eu tivesse essa visão, tomaria outra decisão. Não tem como recuperar todo mundo dois dias e meio depois de um jogo”, ponderou.

Conforme explicado pelo treinador, a decisão de preservar jogadores foi motivada pelo curto intervalo entre os compromissos. O Corinthians havia disputado uma partida desgastante apenas dois dias e meio antes. Assim, Dorival optou por iniciar com uma formação mista, poupando atletas em recuperação física e priorizando a preservação para o confronto decisivo da próxima quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.

“O Yuri estava havia dois meses parado. Dificilmente, ele suportaria 90 minutos. Talvez, esse esgotamento fizesse falta no jogo de quarta-feira”, justificou Dorival sobre a escolha de utilizar o atacante apenas na segunda etapa.

O empate diante do Botafogo levou o Corinthians à oitava colocação do Brasileirão, com 21 pontos. Apesar do tropeço, Dorival valorizou o ponto conquistado fora de casa: “Foi um resultado importante para o momento que estamos procurando”.