quinta-feira, agosto 7, 2025
17.1 C
São Paulo

Desempenho do Botafogo vira assunto na mídia da Europa

Derrota para o Cruzeiro, críticas internacionais e estreia de Danilo marcam momento conturbado do Botafogo sob comando de Ancelotti

O técnico Davide Ancelotti encerrou sua invencibilidade no comando do Botafogo com uma derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, no domingo (3), no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado marcou não só o tropeço da equipe, como também a estreia do volante Danilo, recém-contratado por 22 milhões de euros.

Filho de Carlo Ancelotti, atual treinador da Seleção Brasileira, Davide assumiu o comando do Glorioso após a saída de Renato Paiva. Até então, o italiano havia acumulado três vitórias — contra Vasco, Sport e Red Bull Bragantino — e dois empates diante de Vitória e Corinthians. Contudo, a atuação contra o time mineiro foi considerada abaixo do esperado, sobretudo pelo desempenho defensivo nos primeiros 45 minutos.

Davide Ancelotti em estreia pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/BFR)

A repercussão negativa do jogo ultrapassou fronteiras. O jornal espanhol As estampou que “o Botafogo de Davide Ancelotti sofreu má imagem e foi vaiado”. Em seguida, destacou: “Os problemas defensivos do Fogão custaram ao técnico italiano sua primeira derrota no Brasil. A torcida não gostou do jogo do time, e o Cruzeiro venceu por 2 a 0”.

Por sua vez, o jornal português A Bola fez críticas à falta de criatividade ofensiva da equipe carioca, mesmo com a presença do reforço Arthur Cabral em campo durante os 90 minutos. A publicação ainda mencionou o ex-treinador do Botafogo: “A equipe de David Ancelotti, que colocou o reforço Arthur Cabral, proveniente do Benfica, para jogar os 90 minutos, teve dificuldades em criar ocasiões de perigo. Como tal, o filho de Carlo Ancelotti somou a primeira derrota ao serviço do emblema carioca, no sexto encontro que disputou. Renato Paiva, treinador que Ancelotti substituiu no Botafogo, comanda agora o Fortaleza e ficou muito próximo de vencer no terreno do Corinthians, não fosse um gol de Carrillo no período de acréscimos”.

Além da derrota, a partida marcou os primeiros minutos de Danilo com a camisa do Botafogo. Revelado pelo Palmeiras, o volante entrou no fim do segundo tempo e teve participação ativa na construção das jogadas. Mesmo assim, a torcida alvinegra demonstrou opiniões divididas sobre sua atuação inicial, que ocorreu num momento de pouca criação ofensiva do time.

Atualmente, o Botafogo ocupa a sétima colocação do Brasileirão. Por outro lado, o Cruzeiro, sob o comando de Leonardo Jardim, subiu para a vice-liderança. O próximo desafio do Glorioso será contra o Bragantino, na quarta-feira (6), às 19 horas (horário de Brasília), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Como venceu a ida por 2 a 0, o time carioca pode perder por até um gol de diferença fora de casa.