O Santos formalizou nesta semana a renovação contratual do meia-atacante Pepê Firmino, uma das promessas formadas pelas categorias de base do clube. O novo vínculo do jogador, que atua atualmente pelo time sub-20, foi estendido até 30 de junho de 2030. Trata-se do segundo contrato profissional do atleta com o clube, em um movimento que demonstra o esforço da diretoria santista em proteger seus ativos mais promissores.
A extensão do contrato vem acompanhada de uma cláusula de rescisão elevada: 100 milhões de euros, o que equivale a R$ 638 milhões na cotação atual. Esse valor é similar ao estipulado no contrato de Robinho Jr., outro jovem em ascensão já integrado ao elenco principal. A medida reforça a política do clube de valorização e blindagem dos talentos revelados internamente, precavendo-se contra investidas de clubes estrangeiros.
Natural de Balneário Camboriú, Pepê chegou ao Santos aos 11 anos, em 2018. Desde então, acumulou participações de destaque nas divisões de base. Em 2022, foi vice-artilheiro do time sub-15 no Campeonato Paulista, o que lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira sub-16 para a disputa do Torneio Uefa Desenvolvimento, no País de Gales. Na ocasião, o Brasil terminou em terceiro lugar.
No ano seguinte, o jogador consolidou seu desempenho ao conquistar a Paulista Cup Sub-16 e a Copa Brasileirinho, sendo eleito o melhor jogador desta última competição. Em 2025, já atuando pelo sub-20, Pepê participou de 26 partidas — sendo titular em 17 delas — e marcou cinco gols na temporada, segundo dados da plataforma O Gol.
Atualmente com 18 anos, o meia tem sido integrado esporadicamente ao elenco profissional sob o comando do técnico Cléber Xavier, que tem promovido outros atletas da base, como Robinho Jr. e Luca Meirelles. A movimentação demonstra a intenção da comissão técnica de utilizar o talento interno como parte do planejamento esportivo do clube.
Durante a assinatura do novo contrato, Pepê expressou gratidão ao clube e à família. O jogador declarou: “Estou muito feliz. Agradeço a Deus e à minha família, por estar sempre comigo, me apoiando. Agradeço também ao presidente e ao clube por confiarem no meu potencial com essa renovação de contrato. Se Deus quiser, um dia estarei dando muita alegria pra essa torcida, levantando troféus”.
Com a renovação sacramentada, o Santos busca garantir estabilidade contratual para o atleta, ao mesmo tempo em que estabelece parâmetros financeiros que dificultam a saída precoce do jovem para o futebol internacional. A diretoria considera a blindagem de jovens talentos como uma das prioridades na atual gestão.