O retorno de Neymar ao Santos nesta temporada tem sido marcado por atuações de destaque, como na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, na segunda-feira (04), no Morumbis. O camisa 10 marcou dois gols e atraiu a atenção da comissão técnica da seleção brasileira, que acompanhou a partida de perto. A atuação reacendeu os debates sobre sua presença na lista de Carlo Ancelotti para as últimas rodadas das Eliminatórias.
Contudo, o que gerou repercussão além das quatro linhas foi a resposta do atacante após o confronto, quando questionado sobre se teria agradado os representantes da Seleção. Neymar foi enfático: “Eu não preciso provar nada para ninguém”.
A fala não passou despercebida e foi alvo de críticas no programa “Equipe F”, da ESPN. O ex-volante Zé Elias, atual comentarista da emissora, condenou a postura do jogador, destacando falta de sensibilidade diante do contexto da pergunta.
“Neymar não tem a maturidade necessária para entender determinadas coisas. Aquela resposta é a de um cara que todo mundo bajula, passa a mão na cabeça, e ele está acostumado a esse tipo de situação”, criticou.
Na avaliação de Zé Elias, a declaração deveria ter sido uma oportunidade para o atleta valorizar sua fase, reforçando seu comprometimento e evolução física após o longo período de inatividade. “Ali, era a pergunta para ele fazer a propaganda dele, dizer ‘estou bem, me sentindo bem, cinco jogos que não saio, jogando 90 minutos, estou melhorando a cada dia’”, pontuou o comentarista.
Ao longo da crítica, Zé Elias também ponderou que há boa vontade por parte da comissão técnica da Seleção em contar novamente com Neymar, mas que declarações como essa evidenciam um distanciamento do jogador com a realidade fora de campo. “A impressão que dá é daquele mundo dentro de uma redoma. Neymar tem 33 anos. Já está na hora de entender a importância dele para fora, não só para ele”, comentou.
Em campo, Neymar vive um bom momento. Após se recuperar de lesão sofrida em 2023, ainda sob o comando de Fernando Diniz, o atacante disputou cinco partidas consecutivas pelo Brasileirão, todas com 90 minutos, e marcou três gols. A performance mais recente reacendeu sua expectativa de retorno à Seleção, da qual foi cortado na última convocação por razões físicas.
A próxima lista de Carlo Ancelotti será divulgada no fim de agosto, visando os confrontos contra Chile e Bolívia, nos dias 4 e 9 de setembro, respectivamente. Até lá, Neymar ainda tem compromissos com o Santos, diante de Cruzeiro, Vasco e Bahia, todos válidos pelo Campeonato Brasileiro.