A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que vai interromper todas as competições nacionais durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, a ser disputada pela primeira vez no Brasil. A medida abrangerá tanto os torneios masculinos quanto os femininos, afetando todo o calendário da entidade no período do evento.
O torneio será realizado entre segunda-feira (24 de junho) e sexta-feira (25 de julho), com partidas distribuídas por oito cidades-sede. Os estádios selecionados são: Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Neo Química Arena (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena de Pernambuco (Recife), Arena Fonte Nova (Salvador) e Arena Castelão (Fortaleza).
De acordo com a CBF, a paralisação se deve à utilização de alguns dos principais estádios do país pela FIFA, o que inviabilizaria a realização simultânea das competições nacionais. Além disso, centros de treinamento de clubes brasileiros deverão ser utilizados pelas seleções participantes, ampliando o impacto na logística dos times.
Durante apresentação na Conferência Nacional de Futebol (Conafut), a coordenadora de projetos das Seleções Brasileiras Femininas, Marina Figueiredo, explicou a decisão:
“Durante a Copa do Mundo de 2027, o calendário do Brasil vai parar, inclusive o do masculino. Então, é uma oportunidade muito boa, pois quem estiver consumindo futebol vai estar consumindo o futebol feminino”.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, ressaltou o caráter cultural e turístico do evento:
“Do samba ao frevo, de praias deslumbrantes a cidades cosmopolitas, o mundo experimentará a energia, a cor e o calor que só o Brasil pode oferecer”.
Nos últimos anos, o futebol feminino tem ganhado espaço no país. De acordo com um levantamento da Sala Digital, parceria da Band com o Google, apontou que as buscas sobre o tema cresceram mais de dez vezes desde 2014.
Esse aumento no interesse coincide com conquistas recentes da Seleção Feminina, que, sob o comando de Arthur Elias, venceu a Copa América pela nona vez e foi vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Paris.