segunda-feira, agosto 11, 2025
15.1 C
São Paulo

Tostão prevê favoritismo de dupla ao Brasileirão e Libertadores: ‘São os mais fortes…’

A tabela segue polarizada entre cariocas e paulistas, com o Cruzeiro como terceiro concorrente direto

O cenário atual do futebol brasileiro aponta Flamengo e Palmeiras como protagonistas nas disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores de 2025. O Rubro-Negro, tricampeão continental, lidera a Série A com um ataque de 33 gols e defesa menos vazada, sofrendo apenas oito gols até aqui. Na visão de Tostão, o título ficará entre os dois.

O Palmeiras, também dono de três títulos sul-americanos, ocupa posição de destaque e mantém aproveitamento alto mesmo após mudanças significativas no elenco. O Cruzeiro, apesar de três partidas sem vitória, permanece no top-3 de maiores probabilidades de conquista, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

Análise de Tostão

O ex-jogador e comentarista Tostão, em coluna na Folha de S.Paulo, foi categórico ao identificar as duas equipes como principais candidatas. Para ele, a qualidade e a força dos elencos colocam Flamengo e Palmeiras à frente, embora ressalve que o time paulista tenha perdido desempenho após as saídas de Estêvão e Richard Ríos.

“Flamengo e Palmeiras, os dois mais fortes candidatos aos títulos do Brasileirão e da Libertadores, foram eliminados. Em jogos mata-mata, não existem surpresas. Além disso, Flamengo e Palmeiras não são timaços como gostam de dizer. O Palmeiras piorou com as saídas de seus dois melhores jogadores, Estêvão e Richard Ríos”.

O ex-camisa 9 também criticou a postura de parte da torcida alviverde com o técnico Abel Ferreira.

“As vaias e ofensas de parte da torcida aos jogadores e ao treinador vitorioso Abel Ferreira são injustas, um grande exagero, condutas cada dia mais frequentes no futebol brasileiro. Pior, gravíssimo, são a pressão e as ofensas de muitos torcedores nas dependências dos clubes. Os jogadores e treinadores erram, mas fazem tudo para vencer. Isso é óbvio”.

Situação no Brasileirão

No fechamento do primeiro turno, o Flamengo abriu três pontos sobre o Cruzeiro e quatro sobre o Palmeiras, ainda com dois jogos a menos. Kaio Jorge, do time mineiro, lidera a artilharia com 13 gols, seguido por Vegetti e Arrascaeta, com dez.

A tabela segue polarizada entre cariocas e paulistas, com o Cruzeiro como terceiro concorrente direto.

Perspectiva na Libertadores

Para as casas de apostas, Flamengo e Palmeiras figuram como favoritos ao título continental, ao lado de São Paulo, Internacional e Botafogo. O desempenho recente, a qualidade dos reforços e o histórico de conquistas sustentam essa condição.

O Flamengo reforçou o elenco com um pacotão de reforços (Danilo, Jorginho, Emerson Royal, Saúl, Samuel Lino e Carrascal), enquanto o Palmeiras investiu em Vitor Roque, Paulinho e Facundo Torres por exemplo.