A contratação de Neto pelo Botafogo gerou surpresa até mesmo entre os dirigentes do clube. Anunciado oficialmente na segunda-feira (11), o goleiro foi recebido com entusiasmo, sobretudo pela experiência acumulada em mais de uma década no futebol europeu.
O diretor de gestão esportiva Alessandro Brito não escondeu o espanto com o desfecho da negociação. Durante a apresentação, ele reconheceu que a chegada de Neto não era esperada, considerando o histórico do atleta, que passou por clubes como Juventus, Barcelona, Arsenal e Bournemouth.
“É um dia especial para nós, dentro de uma oportunidade de mercado. Para nós, um grande nome, um grande atleta, um currículo que vai nos ajudar muito, principalmente no vestiário, nos jogos decisivos. Ficamos muito felizes com o seu aceite, Neto. A gente, de verdade, não esperava a sua vinda por todo o teu histórico e currículo”, disse.
Aos 36 anos, Neto retorna ao futebol brasileiro após 15 temporadas no exterior. Revelado pelo Athletico, ele assinou contrato com o Botafogo até julho de 2027. Regularizado pela CBF, o goleiro já está à disposição do técnico Davide Ancelotti para a sequência da temporada.
A chegada de Neto acontece em meio à reformulação do elenco, que já recebeu oito reforços nesta janela de transferências do meio do ano. O Botafogo busca fortalecer o grupo para a fase decisiva da Libertadores, competição na qual o clube está classificado para as oitavas de final. A contratação do goleiro também ocorre após a frustrada negociação de John com o West Ham, que chegou a ser substituído por Léo Linck em dois jogos.
Durante a entrevista coletiva, Neto valorizou o ambiente competitivo que encontrou no clube. “Já estive em vestiários com jogadores de altíssimo nível, como o John que tem uma história no clube. Minha intenção é vir ao Botafogo e estou completamente à disposição”.
Animado com a oportunidade de atuar diante da torcida, o novo camisa 22 também revelou a expectativa para reencontrar o público brasileiro. “Muito ansioso pra esse momento, essa energia. O que nos move é a energia, sentir esse carinho, sentir esse apoio. Estou esperando por esse momento”.
Além do entusiasmo com o retorno ao país, Neto apontou o desejo de contribuir com sua vivência nos bastidores do futebol. “A experiência nos faz aprender. Será interessante, pois também aprenderei muito com essa nova geração, com o futebol brasileiro e o vestiário fantástico do Botafogo”.
Com a meta de fortalecer o elenco em busca de títulos, o Botafogo vê em Neto uma peça importante dentro e fora de campo. Afinal, mesmo em um clube com tradição de grandes goleiros, a surpresa pela sua chegada reflete o impacto que sua presença causa no atual planejamento alvinegro.