quarta-feira, agosto 13, 2025
11.2 C
São Paulo

Áudio do VAR é divulgado pela CBF após lance polêmico em Cruzeiro x Santos

CBF libera áudio do VAR em gol anulado do Cruzeiro contra o Santos

O duelo entre Cruzeiro e Santos, realizado no domingo (10 de agosto) no Mineirão, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi marcado por um lance decisivo no segundo tempo. Aos 19 minutos, Kaio Jorge balançou as redes para o time celeste, mas o gol acabou anulado após revisão do árbitro de vídeo, gerando protestos e repercussão intensa.

A jogada teve início com Matheus Pereira disputando a bola com Zé Rafael no meio-campo. Após a recuperação, o meia acionou Kaio Jorge, que tabelou com Christian antes de finalizar no ângulo. O árbitro Wilton Pereira Sampaio inicialmente validou o gol, mas foi chamado por Paulo Renato da Silva Moreira, responsável pelo VAR, para analisar um possível contato faltoso na origem da jogada.

VAR – árbitro de vídeo (Foto: Divulgação/CBF)

Nos áudios divulgados pela CBF, Paulo Renato explica que “quem toca a bola é o jogador do Santos” e solicita a revisão ao identificar que Matheus Pereira atinge a panturrilha de Zé Rafael por trás. Em seguida, reforça que o atleta do Cruzeiro “em momento algum, toca a bola”. Após observar as imagens, Wilton Pereira Sampaio confirma: “claramente ele não toca a bola. Não tem toque na bola, e sim na panturrilha, que tem impacto”.

A decisão gerou insatisfação no elenco e na comissão técnica do Cruzeiro. O goleiro Cássio foi contundente ao deixar o gramado.
“Jogamos contra 12. O árbitro mais o time do Santos. Muito mais difícil, você vir aqui, jogar… O Wilton é um dos melhores árbitros do Brasil, mas, hoje, ele peitou com tudo possível, na dúvida…”.

O técnico Leonardo Jardim evitou comentar diretamente o lance do gol, mas criticou a postura do árbitro.
“Não quero falar do lance do gol anulado. Fico muito triste quando os árbitros erram, mas fico mais triste quando existe dualidade de critérios. Para uma equipe é uma coisa, e para outra equipe é outra coisa”.

A diretoria do Cruzeiro, por sua vez, já informou que enviará ofício à CBF formalizando reclamação contra a arbitragem. Um encontro com representantes da entidade está previsto para terça-feira (12 de agosto), no Rio de Janeiro, durante o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil.

No campo, o resultado final foi 2 a 1 para o Santos, com gols de Caballero e Guilherme para os visitantes, e Fabrício Bruno marcando para os mineiros. O revés manteve o Cruzeiro na vice-liderança com 37 pontos, três a menos que o Flamengo, enquanto o Santos ocupa a 14ª posição com 21. A Raposa volta a atuar na segunda-feira (18 de agosto), às 20h (horário de Brasília), diante do Mirassol, no Maião. O Peixe encara o Vasco no domingo (17 de agosto), às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.