O América de Cali entra em campo nesta terça-feira, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Fluminense.
Vale destacar que o clube colombiano tenta romper um tabu que dura 30 anos contra equipes brasileiras. Isso porque, desde 1995, o América de Cali venceu apenas duas vezes seguidas times do Brasil, nas eliminatórias da Copa Conmebol, superando Corinthians e Atlético-MG, mas foi eliminado posteriormente pelos mineiros na volta.
A importância do confronto para o América de Cali e o Fluminense
O América de Cali teve que passar pelos playoffs para chegar às oitavas da Copa do Brasil, após terminar como vice-líder de sua chave. O time eliminou o Bahia com uma vitória por 2 a 0 em casa, depois de empate sem gols na partida de ida em Salvador.
Por isso, o América de Cali vem embalado para enfrentar o Fluminense, que garantiu vaga direta na próxima fase ao terminar em primeiro no grupo F, sendo a equipe de Guerreiros.
Expectativa e pressão para quebrar o jejum
Portanto, essa partida não será apenas uma questão de pontos, mas também de superação histórica para o América de Cali. Cabe ressaltar que o último triunfo dos colombianos sobre um time brasileiro antes do Bahia foi contra o Botafogo, por 1 a 0, pela Sul-Americana, mas o time carioca se classificou por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1.
Sendo assim, o time colombiano sabe que precisa de uma vitória significativa para avançar e acabar com a série negativa.
Com isso, a disputa entre América de Cali e Fluminense promete ser marcada por muita estratégia e intensidade, já que ambos têm muito a ganhar nessa fase decisiva da Copa do Brasil.
Vale destacar que o jogo será decisivo para as pretensões dos dois clubes em suas respectivas competições internacionais e nacionais.