O Atlético anunciou, na terça-feira (12 de agosto), a renovação do contrato do zagueiro Lyanco. O vínculo, que anteriormente se encerraria em dezembro de 2028, foi estendido por mais um ano, garantindo a permanência do jogador até o fim de 2029.
A negociação ocorre em um momento de destaque do defensor na equipe. Contratado em julho de 2024, vindo do Southampton, Lyanco custará ao clube mineiro um total de R$ 27 milhões por 75% dos direitos econômicos, conforme metas contratuais. Inicialmente, o Atlético havia adquirido 50% dos direitos por R$ 18 milhões.
Apesar das dificuldades enfrentadas no segundo semestre de 2024, quando chegou a atuar fora de sua posição original e teve poucas oportunidades como titular, o cenário mudou na temporada atual. Em 2025, Lyanco se firmou como peça fundamental na defesa alvinegra. Ao longo do ano, disputou 33 partidas e marcou quatro gols.
Durante as semanas que antecederam a renovação, o estafe do zagueiro recebeu sondagens de clubes do exterior, entre eles Everton (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Al Duhail (Catar). No entanto, o jogador optou pela continuidade no projeto do Atlético.
A boa fase do camisa 4 é reconhecida internamente. O técnico Cuca, após o empate contra o Vasco, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, destacou a liderança do defensor: “É muita importância. Diria que o Lyanco é um dos principais que o time tem, tamanha importância e necessidade que o time tem entorno dele. Não à toa é o capitão do time na ausência do Hulk”.
Em outro trecho da entrevista, o treinador complementou: “É um cara que se desdobra em campo, que arma as saídas de jogo com qualidade, tem velocidade, bom tempo de bola, é um jogador completo”.
Revelado pelas categorias de base do São Paulo, Lyanco iniciou sua trajetória profissional em 2015. Três anos depois, transferiu-se para o futebol italiano, com passagens por Torino e Bologna, antes de seguir para o Southampton, da Inglaterra. Sua chegada ao Atlético ocorreu em um período de reestruturação do elenco alvinegro.
Assim sendo, a renovação consolida o momento do defensor e representa uma aposta do clube em sua continuidade no setor defensivo. O Atlético volta a campo na quinta-feira (14 de agosto), às 19 horas (horário de Brasília), contra o Godoy Cruz, pelas oitavas da Copa Sul-Americana.