sexta-feira, agosto 15, 2025
18.9 C
São Paulo

As declarações de Abel Ferreira direcionadas a Flaco López e Vitor Roque

Flaco López brilhou e marcou dois dos quatro gols do Alviverde; Vitor Roque também balançou as redes, e Gustavo Gómez fechou a goleada

Com a classificação bem encaminhada na Libertadores, o Palmeiras voltou de Lima com mais do que um resultado expressivo. A goleada por 4 a 0 sobre o Universitario, na noite de quinta-feira (14), evidenciou um novo caminho testado por Abel Ferreira, que escalou pela primeira vez Flaco López e Vitor Roque como titulares em conjunto. O treinador, aliás, não escondeu a satisfação com o que viu da dupla ofensiva.

Ainda que não tenha cravado mudanças definitivas na estrutura tática da equipe, o técnico português admitiu que a combinação dos atacantes ampliou as possibilidades para a sequência da temporada. “Foi bom vê-los os dois na frente, dupla jovem e com características diferentes. É mais uma opção. Não quer dizer que vamos jogar sempre assim, mas é uma opção”.

O comandante do Verdão avaliou a atuação da equipe como uma das mais completas do ano e contextualizou os desafios enfrentados no atual ciclo. “Temos muito trabalho a fazer, esta equipe neste ano saíram 18 jogadores e entraram 15, alguns vindo da base, outros por contratações. O trabalho é imenso e é dar consistência, sabendo que vamos ter altos e baixos. Hoje foi um jogo perfeito da nossa parte, mas ainda falta outro em nossa casa”.

O desempenho da equipe, segundo Abel, não se limita a acertos pontuais, mas representa um processo contínuo. Ele afirmou que o encaixe de Flaco e Vitor Roque pode ser útil, embora ainda dependa da leitura de cada partida. “Minha função é perceber as dinâmicas da nossa equipe e ir à procura das melhores soluções para cada jogo. É bom saber que se ligam bem e que podem ajudar quando for preciso. Como não acredito em fórmulas mágicas e que o processo de treino e evolução de uma equipe é inacabado, é uma solução que temos”.

A vitória expressiva também foi destacada como reflexo da competência do grupo, mas sem espaço para euforia. “Hoje fomos extremamente competentes, queremos ir em busca da glória eterna mais uma vez. Há equipes muito competentes nessa competição e nunca sabemos o que vai acontecer. No futebol não temos certeza, temos probabilidade”.

O confronto de volta, marcado para quinta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, permite ao Palmeiras até uma derrota por três gols de diferença. Ainda assim, Abel evitou qualquer tipo de acomodação, reforçando a necessidade de manter a concentração.

Enquanto isso, a torcida alviverde já começa a demonstrar entusiasmo com a parceria ofensiva. A atuação sólida de Flaco e Roque gerou comparações nas redes sociais com duplas históricas, embora o foco da comissão técnica esteja, precipuamente, no rendimento coletivo.

Em suma, a noite no Peru foi mais do que um passo rumo às quartas da Libertadores. Serviu, sobretudo, para sinalizar novas possibilidades de escalação, que, conforme Abel Ferreira, devem ser exploradas com cautela, mas sem abrir mão da evolução constante do grupo.