O Palmeiras conquistou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro, mantendo a pressão sobre o líder Flamengo. No último domingo (17), a equipe comandada por Abel Ferreira superou o Botafogo por 1 a 0, resultado que marca o terceiro triunfo consecutivo do Verdão após a eliminação na Copa do Brasil.
Construindo uma mentalidade competitiva
Abel Ferreira destacou, em entrevista coletiva, o esforço coletivo e a importância da mentalidade vencedora.
“Uma coisa é contratar jogadores, outra coisa é construir uma mentalidade. Não é de um dia para o outro construir uma mentalidade competitiva, de fazer o que é preciso, de sofrimento como foi o caso hoje aqui”, declarou o técnico.
Vale destacar que o técnico reforçou a necessidade de paciência nesse processo de reformulação do elenco, sendo assim, cada vitória se torna um passo essencial para consolidar a equipe.
Desafios físicos e psicológicos do calendário brasileiro
Além disso, Abel Ferreira comentou sobre o desgaste imposto pelo calendário brasileiro:
“O esforço dos jogadores é desumano, é inacreditável o que nós fazemos com os jogadores aqui no Brasil, ano após ano… O Brasil não é para amadores, o futebol brasileiro deixa marcas físicas e psicológicas nos nossos jogadores, treinadores, diretores”.
Isso porque o ritmo intenso das competições exige preparo físico e mental constante, portanto, a dedicação do elenco se torna ainda mais relevante.
Compromisso diário com o clube
O treinador ainda afirmou que se dedica integralmente ao Palmeiras: “Nunca prometi nada a não ser virar os dias, as noites, e se for preciso estar acordado 24 horas para fazer o melhor que eu conseguir para o Palmeiras enquanto eu estiver aqui”.
Dessa maneira, Abel demonstra sua entrega total, sendo um fator motivacional para o elenco e para os torcedores.
Próximo desafio na Libertadores
Com isso, o Palmeiras se prepara para o duelo de volta das oitavas de final da Libertadores, na quinta-feira (21), contra o Universitário do Peru. Como venceu a primeira partida por 4 a 0 fora de casa, pode até perder por até três gols de diferença para avançar à próxima fase.
Cabe ressaltar que o foco do técnico permanece em manter a intensidade e o comprometimento da equipe em todas as competições.