Revelado pelas categorias de base do Grêmio, Gabriel Grando chegou ao clube aos 14 anos vindo de Chapecó. Gremista declarado, estreou profissionalmente em 2021, na vitória por 6 a 2 sobre o Aragua, da Venezuela, pela Sul-Americana.
Com passagens importantes ao longo das temporadas, alternou entre boas atuações e críticas, mas sempre manteve postura profissional no vestiário.
Mesmo que tenha recebido chances como titular em diversos momentos, Grando enfrentou concorrência intensa. Em 2024, foi emprestado ao Cruzeiro e retornou ao Grêmio no início desta temporada, quando chegou a ser utilizado por Gustavo Quinteros. Contudo, a chegada de Tiago Volpi reduziu suas oportunidades em campo.
Saída definida e sem renovação
Aos 25 anos, Gabriel Grando recusou proposta de renovação contratual oferecida pela diretoria. A decisão pela saída foi tomada em comum acordo e a expectativa é de que a negociação seja concluída ainda nesta semana.
O nome do clube de destino segue em sigilo, conforme estratégia dos empresários do atleta e da cúpula gremista, a fim de evitar interferências externas.
A direção entende que o ciclo do jogador chegou ao fim e vê a transação como parte do processo de reformulação do elenco. Além disso, a saída abre espaço na folha salarial e possibilita o investimento em outras posições carentes do plantel.
Bastidores da negociação
Segundo o jornalista Kaliel Dorneles, o negócio está em estágio avançado, e a oficialização deve ocorrer nos próximos dias. A movimentação é vista como natural diante da falta de espaço do goleiro no elenco comandado por Mano Menezes.
Anteriormente, Grando chegou a ser cogitado pelo Palmeiras, mas a tratativa não evoluiu.
Aliás, mesmo sendo o reserva imediato, o goleiro teve poucas chances em 2025 e, por isso, passou a buscar novos desafios com o objetivo de ter mais minutagem e, eventualmente, retornar ao radar da Seleção Brasileira. Ele já havia sido convocado por Tite em 2021 para amistosos.
Reposição no elenco e futuro do gol gremista
Com a saída iminente de Grando, a diretoria trabalha com duas frentes: a permanência de Tiago Volpi como titular e a possibilidade de repatriar Marcelo Grohe. O experiente goleiro está livre no mercado após deixar o futebol da Arábia Saudita, onde atuou por Al-Ittihad e Al-Kholood.
Embora o retorno de Grohe ainda esteja em fase inicial de negociação, a direção entende que o movimento poderia agregar experiência e identificação ao grupo. Ao mesmo tempo, outros atletas da posição podem ganhar espaço interno no elenco.
Declaração direta
Gabriel Grando não comentou publicamente sobre a saída até o momento, mas fontes próximas ao atleta indicam que a decisão se baseou em busca por novos ares e sequência em campo.
“O Grêmio pretende concluir ainda nesta semana a transferência do goleiro Gabriel Grando, de 25 anos. As conversas evoluíram de forma significativa nos últimos dias e a direção tricolor acredita que o desfecho acontecerá em breve”.