Juliana Paes está de volta à Marquês de Sapucaí como rainha de bateria da Viradouro no Carnaval de 2026. A atriz reassume o posto após 17 anos, sucedendo Érika Januza, que deixou a função depois do desfile de 2025. A coroação de Juliana está marcada para sábado (30), em evento oficial da escola.
A ligação de Juliana com a Viradouro é antiga. Ela foi rainha da bateria Furacão Vermelho e Branco entre 2004 e 2008, período marcado por desfiles emblemáticos.
Um dos mais lembrados ocorreu em 2007, quando a escola levou para a Sapucaí o enredo “Viradouro Vira o Jogo”, com a bateria descendo de um tabuleiro de xadrez, em apresentação considerada histórica.
Além da passagem pela Viradouro, a atriz também foi rainha da Grande Rio em 2018 e 2019, antes de passar a coroa para Paolla Oliveira em 2020.
Emoção com o retorno
Juliana revelou que o convite para voltar foi inesperado e que a emoção tomou conta desde o primeiro momento.
“Foi completamente inusitado esse convite. Eu brinquei na escola: ‘Eu estava aposentada, tava em casa’. Eu sou uma apaixonada pelo Carnaval, sempre fui. A quadra da Viradouro sempre foi o quintal de casa”.
Homenagem a Mestre Ciça
O retorno acontece em um ano especial para a agremiação. A Viradouro levará para a Sapucaí o enredo “Pra Cima, Ciça”, em homenagem ao mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, o Ciça, que comanda o grupo desde 1999 em duas passagens. Sob sua batuta, a escola conquistou títulos em 2020 e 2024.
Juliana destacou a emoção em participar desse momento: “Tudo para homenagear nosso amigo Mestre Ciça, que vai brilhar como tema da escola na Sapucaí. Já tô arrepiada só de imaginar”.
Sentimentos e expectativas
Longe da avenida nos últimos anos, a atriz contou que nunca deixou de acompanhar os desfiles. “Tudo me emociona. Eu assisto todo ano, mesmo quando não estava desfilando. Eu tava em um cantinho vendo os desfiles acontecerem. É algo que me toca, sou apaixonada. Tento devolver o amor”.
Ainda em clima de surpresa, Juliana afirmou: “A ficha ainda não caiu pra mim, sinto palpitação. Estou nervosa. Quero prometer nada e entregar tudo”.