quinta-feira, agosto 21, 2025
21.1 C
São Paulo

Empresa de ex-Flamengo deve comprar mais nova SAF do futebol brasileiro

O complexo esportivo, incluindo o Estádio Novelli Júnior, continua como patrimônio público

A transformação do Ituano em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi aprovada em assembleia realizada na terça-feira (19). A proposta recebeu 51 votos favoráveis e 23 contrários, com 74 dos 85 sócios ativos presentes.

A nova estrutura define que a Dimache Participações Esportivas Ltda., empresa de Juninho Paulista e Paulo Silvestri, assume o controle de 60% dos direitos do clube, enquanto a associação esportiva manterá os 40% restantes.

Histórico da gestão e nova composição societária

Juninho Paulista, revelado pelas categorias de base do Ituano nos anos 1990 e campeão mundial com a Seleção em 2002, já estava à frente da administração do clube por meio da Dimache desde 2009, ao lado de Silvestri.

Agora, a gestão da equipe será oficializada em um novo CNPJ, batizado de Ituano Futebol Clube Sociedade Anônima do Futebol, que se tornará o sócio-majoritário do departamento de futebol.

A proposta aprovada é resultado de um segundo esforço deliberativo, já que a primeira tentativa, em outubro de 2024, foi encerrada por falta de quórum. A negociação atual permite a entrada de novos investidores, desde que seja mantido o mínimo de 30% para a associação esportiva.

Além disso, foi incluída uma cláusula antidiluição para impedir que a administração fuja das mãos dos atuais gestores.

Ajustes no modelo e salvaguardas institucionais

A aprovação foi condicionada a mudanças relevantes no modelo inicial proposto. Entre os ajustes, ficou definido que a associação deverá receber uma contrapartida financeira – ponto que não constava na versão original.

Além disso, foram estabelecidos o reinvestimento obrigatório de 25% do lucro, a cobrança de aluguel pelo uso das instalações do clube e o direito de veto da associação em decisões estratégicas do conselho administrativo.

Outro item relevante é a limitação da atuação da associação em competições de futebol de campo, permitindo apenas a prática de outras modalidades. Essa medida visa centralizar as atividades profissionais de futebol exclusivamente na SAF, mas sem eliminar a atuação esportiva da entidade original.

Próximos passos no processo jurídico

Com a aprovação da proposta, os advogados da Dimache e da associação esportiva agora devem elaborar o estatuto da nova SAF. Enquanto isso, os conselhos Fiscal e Deliberativo do Ituano permanecerão responsáveis por acompanhar e fiscalizar as receitas e os recursos destinados ao futebol.

O complexo esportivo, incluindo o Estádio Novelli Júnior, continua como patrimônio público, sob responsabilidade da Prefeitura de Itu.