sexta-feira, agosto 22, 2025
22.8 C
São Paulo

Após venda milionária, Vasco vai ajudar o Corinthians a faturar

Corinthians recebe parte de venda de João Victor ao CSKA graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa

O zagueiro João Victor foi anunciado pelo CSKA, da Rússia, nesta quarta-feira, em uma negociação que movimentou 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 25,5 milhões na cotação atual). Além disso, o Corinthians tem direito a uma fatia do valor, recebendo cerca de 100 mil euros (R$ 638 mil), graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que beneficia clubes formadores.

Mecanismo de solidariedade da Fifa garante lucro ao Timão

Vale destacar que o mecanismo de solidariedade foi criado nos anos 2000 para auxiliar clubes que investiram na formação de jogadores. Sendo assim, o Corinthians, que teve contrato com João Victor entre os 19 e 23 anos, recebe 2,5% de todas as vendas do zagueiro. Isso porque o instrumento da Fifa contempla clubes formadores de atletas dos 12 aos 23 anos, distribuindo percentuais específicos a cada temporada:

  • Temporadas dos 12 aos 15 anos: 0,25%
  • Temporadas dos 16 aos 23 anos: 0,5%

Portanto, o Timão não é o único beneficiado. Botafogo-SP e Atlético-MG, onde João Victor também passou, recebem uma parcela proporcional ao tempo de formação do atleta. Com isso, a negociação do defensor rende lucro para múltiplos clubes, mesmo após sua saída do Brasil.

Passagem de João Victor pelo Vasco e Corinthians

Em sua passagem pelo Vasco, João Victor oscilou em campo e enfrentou conflitos com a torcida, chegando a discutir com organizados durante uma invasão ao centro de treinamentos. Foram 75 jogos, três gols, três assistências, 19 cartões amarelos e cinco expulsões.

Cabe ressaltar que no Corinthians, onde foi revelado, o defensor viveu seus melhores momentos. Entre Sub-20 e Sub-23, disputou 53 partidas e marcou três gols. Pelo profissional, foram 79 jogos, 37 vitórias, 22 empates e 20 derrotas, com aproveitamento de 56,12%. Além disso, o zagueiro foi emprestado a Atlético-GO e Inter de Limeira antes de retornar ao Timão, consolidando-se como titular sob o comando de Vagner Mancini em 2021.

Desafios no CSKA

Agora no CSKA, João Victor terá que superar a concorrência de Igor Diveev, Matvey Lukin, Ilya Agapov e Dzhamalutdin Abdulkadyrov para garantir espaço na equipe russa, que é terceira colocada na liga doméstica com 11 pontos em cinco partidas. Dessa maneira, o zagueiro terá a chance de recuperar os tempos áureos que marcou no Corinthians, enquanto o clube paulista aproveita a venda para faturar com o mecanismo de solidariedade.