quinta-feira, agosto 21, 2025
21.1 C
São Paulo

Milton Neves alerta São Paulo sobre próxima fase da Libertadores

Classificação nos pênaltis expõe fragilidade do Tricolor e rende críticas de Milton Neves e autocrítica de Crespo

O São Paulo garantiu presença nas quartas de final da Libertadores depois de superar o Atlético Nacional nos pênaltis, em duelo disputado na terça-feira (19 de agosto) no MorumBIS. O time paulista voltou a sofrer diante dos colombianos, assim como havia ocorrido na partida de ida, em Medellín, quando só não foi derrotado graças às defesas do goleiro Rafael. No confronto de volta, o equilíbrio se repetiu e o empate por 1 a 1 levou a decisão para as penalidades, novamente com Rafael como protagonista.

A classificação, entretanto, veio acompanhada de críticas. O jornalista Milton Neves destacou o baixo desempenho do Tricolor na competição e fez um alerta em sua coluna publicada no UOL Esporte.

Lucas Moura (Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

“O alerta está dado: se continuar apresentando esse futebol meia-boca, o São Paulo não terá a menor chance contra o Botafogo (ou contra a LDU, caso os equatorianos alcancem a virada no jogo de volta). O torcedor são-paulino sai do estádio aliviado, mas também preocupado. Porque para a ganhar a Libertadores é preciso ter consistência acima da média”.

De acordo com o comentarista, a equipe comandada por Hernán Crespo “fez de tudo para ser eliminada” e dependeu, mais uma vez, da segurança do goleiro. Na visão dele, a continuidade na Libertadores exige evolução imediata, já que os próximos adversários terão nível técnico mais alto.

Após a partida, Hernán Crespo reconheceu as dificuldades apresentadas pelo São Paulo. Em entrevista coletiva, o treinador valorizou a vaga, mas admitiu que espera mais de seus comandados.

“Fico muito feliz pela classificação, mas acho que o time poderia jogar melhor. Tem espaço para melhorar. Jogamos contra um adversário muito difícil, muito organizado, experiente. Jogamos futebol. Tivemos momentos muitos bons, mas podemos fazer mais coisas boas. Agora temos tempo para tentar melhorar”.

O técnico também foi questionado sobre possível sentimento de revanche em relação ao Atlético Nacional, que havia eliminado o São Paulo nas semifinais da Libertadores de 2016. Ele negou qualquer relação com aquele episódio.

“Eu sabia dessa situação, mas como você falou a comissão técnica e os atletas ninguém estava aqui. Talvez na arquibancada alguns dos atletas. Eu acho que não tinha que vingar ninguém. Só criar novas oportunidades. Aproveitamos uma nova oportunidade e estamos felizes”.

Enquanto o clube se prepara para os confrontos da próxima fase da Libertadores, o calendário segue apertado. No domingo (24 de agosto), o Tricolor volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O compromisso será diante do Atlético-MG, às 20h30 (horário de Brasília), novamente no MorumBIS, pela 21ª rodada da competição.