O Barcelona trabalha nos bastidores para assegurar a permanência de Marc Bernal, jovem meio-campista de 18 anos. O clube acredita que o atleta, revelado nas categorias de base, pode render resultados importantes no time principal.
O diretor esportivo Deco, responsável pelas negociações, conduz as conversas com os representantes do jogador a fim de definir uma extensão contratual.
Atualmente, o vínculo do jogador vai até junho de 2026. O meia teve poucas oportunidades na última temporada devido a uma grave lesão no joelho, mas conta com a confiança do técnico Hansi Flick para ganhar mais espaço no elenco.
O treinador tem priorizado a utilização de atletas formados no próprio clube, a exemplo de Lamine Yamal.
Interesse externo e valorização no mercado
A permanência de Bernal já foi alvo de especulações na Europa. A Roma chegou a abrir tratativas com o Barcelona em julho, mas as negociações não avançaram. O clube catalão, entretanto, não cogita a saída do atleta e pretende blindá-lo com uma cláusula de rescisão considerada alta, buscando afastar possíveis interessados.
No mercado, Bernal está avaliado em cerca de 5 milhões de euros.
Outras movimentações no elenco
Enquanto trata da renovação de Bernal, o Barcelona também acertou recentemente a extensão do contrato de Jules Koundé até 2030 e já negocia para ampliar o vínculo de Frankie De Jong até 2028, com possibilidade de renovação automática até 2029.
Essas decisões mostram a estratégia de consolidar jogadores-chave e jovens talentos para dar equilíbrio ao elenco.
Situação de Casadó e declarações de Flick
Apesar do foco em renovações, a diretoria ainda enfrenta dilemas financeiros e considera vender alguns jogadores. Marc Casadó, por exemplo, recebeu sondagens de clubes como Atlético de Madrid, Girona, West Ham e Olympique de Marseille. Porém, Flick reforçou sua posição em coletiva:
“Eu falei com ele, inclusive. Ele não quer sair, e eu também não quero. Vai ser uma temporada difícil, e precisamos de todos os jogadores. Ele nos dá confiança, e é isso que eu quero como treinador. Queremos conquistar muito, e é por isso que precisamos de todos os jogadores”.
Desafios fora de campo
Enquanto busca consolidar sua nova geração de talentos, o Barcelona também enfrenta o desafio de regularizar o Camp Nou para a disputa da Champions League.
O clube precisa apresentar o Certificado Final de Construção à prefeitura até o sorteio da fase de grupos, marcado para quinta-feira (28). Caso contrário, não poderá mandar jogos em seu estádio recém-reformado .