Após um período de inatividade que se estendeu por mais de um mês, o atacante Raphinha tem retorno previsto aos gramados pelo Barcelona. O jogador, afastado desde o fim de setembro em razão de uma lesão muscular na coxa direita, deverá estar à disposição do técnico Hansi Flick no compromisso da próxima quarta-feira (22 de novembro), contra o Athletic Bilbao, às 12h15 (horário de Brasília), pela La Liga.
Anteriormente, a previsão do departamento médico era de que o brasileiro ficasse fora por cerca de três semanas. No entanto, ele sofreu um retrocesso na recuperação ao sentir novo desconforto durante os treinos que antecederam o clássico diante do Real Madrid. Com isso, sua volta aos jogos foi adiada e ele também ficou de fora da convocação da seleção brasileira para os amistosos internacionais de novembro.
No planejamento da comissão técnica, Raphinha pode ter minutos em campo diante do Bilbao, mas a tendência é que retorne como titular apenas no duelo seguinte, marcado para sábado (25 de novembro), contra o Chelsea, em Stamford Bridge, pela Champions League. A ideia é evitar nova recaída, priorizando a recuperação plena do atleta.

Enquanto isso, o time catalão lida com outros desfalques importantes. O goleiro Joan García, também fora desde setembro, segue em tratamento após artroscopia no joelho esquerdo. Além dele, os meio-campistas Gavi e Pedri ainda estão em fase de recuperação de suas respectivas lesões. A expectativa da comissão técnica é que, ao menos Raphinha e Joan estejam aptos após a pausa para a Data Fifa.
O setor ofensivo do Barcelona vem sendo composto por Lamine Yamal, Marcus Rashford e Robert Lewandowski. Na última partida, contra o Celta de Vigo, essa formação garantiu a vitória por 4 a 2, com destaque para o centroavante polonês, autor de três gols na partida disputada na quinta-feira (9 de novembro), pela 12ª rodada da La Liga.
Na atual temporada europeia, Raphinha participou de nove partidas e marcou três gols com a camisa do Barcelona. Seu retorno é aguardado por Hansi Flick como um reforço importante na reta final do ano, sobretudo pela sequência de jogos decisivos nas competições nacionais e continentais.


