O volante Fernandinho anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol profissional durante o evento beneficente “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”, realizado na noite de quarta-feira (20), na Arena da Baixada, em Curitiba.
Aos 40 anos, o ídolo do Athletico e ex-jogador da Seleção Brasileira confirmou que não voltará a atuar, encerrando uma carreira marcada por conquistas na Europa e no Brasil. O ex-jogador disputou sua última partida oficial em 8 de dezembro de 2024, na derrota do Athletico para o Atlético-MG, pela última rodada do Brasileirão.
“Já estou cansado. Já cansei correndo hoje 30 e poucos minutos. No futebol não tem nada que me motive mais, já fui bem realizado. Tudo que eu pude aproveitar, eu aproveitei. Agora, é um tempo de aproveitar com a família”, anunciou.
Em janeiro, ele se despediu oficialmente do Athletico após o fim do contrato, sem acordo para renovação. Mesmo sem continuidade no clube, reforçou o carinho e o respeito pela instituição e pelos torcedores.
Com passagens marcantes por Manchester City e Shakhtar Donetsk, Fernandinho também integrou a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018. Ao longo da carreira, acumulou títulos de peso, como cinco Premier League, seis campeonatos ucranianos, uma Copa da Uefa e uma Copa América.


