O Flamengo ampliou consideravelmente suas chances de conquistar o Brasileirão após vencer o Bragantino por 3 a 0, no Maracanã, nesse sábado (22). A combinação de resultado com o empate entre Palmeiras e Fluminense, no Allianz Parque, fez a probabilidade de título rubro-negra saltar de 70,73% para 93,05%, segundo o modelo estatístico desenvolvido por Bruno Imaizumi.
Já o clube paulista viu suas chances caírem de 28,04% para apenas 6,45%. A definição do campeão,aliás, pode ocorrer já na terça-feira (25), quando será aberta a 36ª rodada. O Flamengo enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV, enquanto o Palmeiras visita o Grêmio em Porto Alegre.
Se os cariocas vencerem e os paulistas forem derrotados, o troféu será assegurado matematicamente antes mesmo da final da Libertadores, marcada para o sábado seguinte, em Lima, no Peru.
Embora o Cruzeiro ainda mantenha 0,48% de chance de título, essa possibilidade pode ser descartada já neste domingo (23). Caso a equipe perca para o Corinthians no Mineirão, não terá mais possibilidade matemática, mesmo que vença os compromissos restantes, pois ainda ficaria atrás no número de vitórias.

Os percentuais são baseados em dados de desempenho ofensivo e defensivo obtidos a partir de 4.902 partidas desde 2013. A métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente, serve como referência para avaliar a produtividade dos clubes, considerando também aspectos como local do jogo e adversários previstos.
Assim, as estimativas variam conforme a tabela avança e os jogos são realizados. Fatores como a inversão de mandos no returno e a força dos adversários em casa ou fora explicam por que a classificação atual nem sempre reflete as reais probabilidades de título nas projeções estatísticas.


