Com uma trajetória iniciada nas arquibancadas e fortalecida nos bastidores do clube, Mattheus Montenegro foi eleito novo presidente do Fluminense. A vitória ocorreu no sábado (29), na sede de Laranjeiras, com apoio de 71,7% dos votantes. Ele comandará o clube durante o triênio 2026–2028, ao lado de Ricardo Tenório, vice-presidente geral da chapa “Clube que orgulha o Brasil”.
Advogado com formação e pós-graduação em Direito Tributário pela FGV-RJ, Montenegro tem atuação destacada no meio jurídico. Foi Conselheiro Federal da OAB e integrou importantes comissões e grupos técnicos ligados à justiça tributária, como o Comitê do CNJ e o Fórum da EMERJ. Entretanto, sua ligação com o Fluminense é anterior à atuação institucional, tendo começado em movimentos de arquibancada, como a Legião Tricolor, em meados de 2006.
Posteriormente, ganhou relevância política no clube a partir de 2019, quando passou a colaborar com a gestão de Mário Bittencourt em processos jurídicos. Tornou-se figura influente em temas como o Regime Centralizado de Execuções e o debate sobre a Lei Geral do Esporte, que trata das SAFs. Com essa bagagem, assumiu a vice-presidência geral na atual gestão, reforçando seu vínculo com as decisões estratégicas do clube.

A eleição foi marcada por recorde de participação, com 4.619 votos contabilizados — superando a marca anterior de 2016. A chapa de Montenegro obteve 3.282 votos, superando com ampla margem a oposição liderada por Ademar Arrais e Adyr Tourinho. O pleito foi realizado entre 8h e 17h (horário de Brasília), com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RJ e acompanhamento do Ministério Público. Também houve acessibilidade com urnas físicas adaptadas para diferentes perfis de eleitores.
Após o anúncio oficial, Montenegro discursou destacando união e continuidade: “Temos que fazer agora um Fluminense forte e unido. Não sou presidente só de quem votou em mim. Agora estamos todos unidos, temos a Copa do Brasil, vamos voltar para a Libertadores para tentar ganhar no ano que vem”.
Em outro trecho, expressou a dimensão pessoal da conquista: “É a realização de um sonho. Esse é o cargo mais importante do planeta. Não podemos esquecer de onde viemos e devemos ter clareza de onde queremos chegar. Esse é o objetivo”.
Com a transição prevista para ocorrer em 20 de dezembro, a gestão de Mattheus Montenegro iniciará oficialmente em 21 de dezembro. Entre as pautas prioritárias estão a discussão sobre a eventual criação de uma SAF, as reformas no estádio das Laranjeiras e no CT Carlos Castilho, além da formação do elenco para a próxima temporada.


