segunda-feira, dezembro 15, 2025
26.8 C
São Paulo

Vai sair? Zagueiro tem futuro indefinido no São Paulo

No São Paulo desde 2017, Arboleda é uma das lideranças do elenco, mas não tem permanência garantida ppara 2026 devido ao processo re reestruturação do tricolor

Com contrato vigente até o fim de 2027, Arboleda é um dos nomes mais experientes do atual elenco do São Paulo. No clube desde 2017, o zagueiro equatoriano está inserido em um cenário de reformulação, no qual sua permanência se tornou incerta, sobretudo por questões salariais e estratégias do departamento de futebol.

A atual reestruturação no elenco tricolor já provocou mudanças importantes, como as saídas de Juan Dinenno e Luiz Gustavo. Este último, que também possuía um dos vencimentos mais altos do grupo, foi comunicado de que não teria o contrato renovado para 2026. Nesse contexto, a diretoria analisa outros nomes com salários elevados, entre eles o de Arboleda, que é visto internamente como uma das lideranças do vestiário.

Embora a direção são-paulina não tenha manifestado intenção imediata de negociar o jogador, o nome de Arboleda passou a ser monitorado por outros clubes brasileiros. O Athletico-PR é um dos interessados na contratação do zagueiro. Ainda assim, o São Paulo não trabalha com a possibilidade de liberá-lo nesta janela de transferências do fim do ano.

Arboleda pelo São Paulo
Foto: Erico Leonan / São Paulo FC

A procura por possíveis destinos partiu do próprio estafe do jogador, que iniciou sondagens para avaliar alternativas no mercado. Inclusive, houve conversas informais com o Atlético-MG, mas sem avanço nas tratativas. Apesar disso, a permanência no Morumbis ainda não está descartada, até porque Arboleda nunca demonstrou desejo explícito de deixar o clube.

Com dificuldades financeiras, o São Paulo prioriza contratações de jogadores mais jovens e com salários mais baixos. Um dos nomes que entrou no radar da diretoria é Jemmes, zagueiro que atuou no Brasileirão pelo Mirassol. Emprestado pelo Vila Nova, o defensor teve parte dos direitos adquiridos pela equipe paulista do interior, e seu desempenho chamou atenção. A contratação, no entanto, é considerada de custo elevado e depende de uma eventual saída no setor defensivo.

Enquanto isso, outro atleta da posição também está em pauta no mercado. O venezuelano Nahuel Ferraresi, que pertence ao São Paulo, passou a ser alvo do Botafogo. Essa movimentação reforça a tendência de mudanças no sistema defensivo para a temporada 2026.

Internamente, a comissão técnica e a diretoria avaliam cenários possíveis, considerando não apenas o aspecto técnico, mas também a adequação ao planejamento orçamentário do clube para o próximo ano. Afinal, a necessidade de equilibrar as contas se sobrepõe à manutenção de atletas com vencimentos elevados.

Assim sendo, mesmo com vínculo longo e histórico relevante no clube, o futuro de Arboleda depende diretamente do equilíbrio entre as decisões financeiras e esportivas da diretoria. O desfecho desse processo deverá ocorrer até o encerramento da atual janela de transferências.