segunda-feira, dezembro 29, 2025
25.9 C
São Paulo

Tetê, Gustavo Scarpa, Evertton Araújo e o Weverton: os jogadores na mira do Grêmio para 2026

Diretoria quer reformular o elenco após fechar com Luis Castro como novo técnico; nomes de jogadores de rivais da Série A estão cotados

A temporada de 2026 ainda nem começou, mas os bastidores do Grêmio seguem movimentados. A diretoria tricolor, que já confirmou Luís Castro como novo técnico, trabalha para reformular o elenco e reduzir o número de jogadores, abrindo espaço para reforços pontuais com perfil de titularidade.

A principal movimentação até o momento envolve o retorno de Tetê, revelado pelas categorias de base do clube. O atacante de 25 anos, atualmente no Panathinaikos, da Grécia, negocia para ser emprestado por um ano, com opção de compra estipulada em 4 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões). O interesse gremista na repatriação do atleta já é tratado como prioridade.

Além de Tetê, outros nomes foram associados ao Grêmio. Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, chegou a ser ventilado, mas o clube negou qualquer tratativa com o meia de 31 anos. Por outro lado, Raphael Veiga, do Palmeiras, despertava mais interesse. Contudo, a negociação não avançou devido à resistência do clube paulista em liberar o atleta.

O volante Evertton Araújo, de 22 anos e com vínculo com o Flamengo, também entrou no radar gremista. Entretanto, ainda não houve evolução significativa na tentativa de contratação. O mesmo cenário se aplica ao goleiro Weverton, do Palmeiras, cujo nome foi especulado, mas a tendência é de permanência em São Paulo, com possibilidade de renovação contratual.

Scarpa em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Scarpa em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

No setor defensivo, Guilherme Arana chegou a ser monitorado, mas a negociação foi descartada com a manutenção de Marlon no elenco. Na zaga, o clube sonda opções diante das possíveis saídas de Tiago Volpi e Gabriel Grando. No ataque, Gabriel Taliari, do Juventude, recebeu consulta inicial, mas a movimentação perdeu força com as chegadas recentes de Carlos Vinicius e Braithwaite.

Paralelamente ao mercado, o Grêmio também aposta em soluções internas. Segundo o planejamento, jogadores como Cristaldo, Monsalve e Pavon devem ganhar mais oportunidades com Luís Castro, principalmente por características que se encaixam no modelo de jogo com pressão alta.

Além disso, cinco atletas formados na base foram promovidos ao elenco principal: o goleiro Gabriel Menegon, o zagueiro Luís Eduardo, os meio-campistas Tiaguinho e Roger, e o meia-atacante Gabriel Mec, considerado uma das principais promessas recentes do clube. Eles iniciarão a pré-temporada no dia 2 de janeiro.

Apresentado em 22 de dezembro, Luís Castro destacou a responsabilidade de comandar o Grêmio e a importância de um elenco competitivo.

“A principal missão é ganhar, não só no Grêmio, em qualquer clube do mundo. Essa pressão eu sinto desde os 11 anos, quando jogava futebol. Deixar a torcida feliz, é a maior recompensa que tenho no futebol. Não há nada mais reconfortante ao final de jogo com uma vitória”, declarou o treinador.

Em outro momento da apresentação, o português ressaltou a necessidade de buscar reforços com critério, diante dos limites financeiros. “Podemos não ter os recursos que gostaríamos de ter, mas isso nos obriga a ser mais minuciosos. Temos muita capacidade, com muito conhecimento de mercado, vamos fazer o que é preciso de investimento”, completou.