A alta cúpula do esporte da TV Globo já traçou o destino do narrador Paulo Andrade para o período pós-Mundial. Estreante na emissora em coberturas de Copa do Mundo, ele teve seu desempenho amplamente elogiado nos bastidores e alcançou rápida aceitação tanto interna quanto do público nas redes sociais, que destacou seu estilo técnico, formal e preciso.
Para integrá-lo de forma definitiva aos canais abertos e fechados, a emissora adotará com Paulo Andrade a mesma estratégia de transição gradual que foi aplicada na carreira de Everaldo Marques.
O prestígio do narrador está em alta e o cronograma imediato prevê que ele viaje já na próxima semana rumo aos Estados Unidos. Paulo Andrade passará a narrar as partidas decisivas da fase de mata-mata da Copa do Mundo diretamente das cabines dos estádios americanos. Essa cobertura in loco será transmitida pelo canal SporTV.
Assim que o torneio de seleções for encerrado, a meta da Globo é ampliar o espaço do profissional na TV aberta aos poucos, dividindo sua atuação em diferentes frentes de cobertura: o jornalista assumirá de forma gradual o comando de eventos menores e transmissões integradas ao bloco do programa Esporte Espetacular, exibido nas manhãs de domingo. Paralelamente a isso, ele continuará sendo a voz do SporTV nas transmissões que envolvem os grandes clubes do futebol paulista.
Além do futebol, o Grupo Globo pretende explorar a versatilidade do locutor em outras modalidades, aproveitando sua grande experiência na narração de partidas de basquete, como as da NBA.
Embora esteja ganhando novo destaque na Rede Globo, o universo da TV aberta não é uma novidade na vida do locutor. Em 2003, ele iniciou sua jornada em rede nacional narrando o Campeonato Paulista na tela do SBT. No mesmo ano, transferiu-se para a ESPN, onde permaneceu por mais de duas décadas como a voz oficial da Premier League inglesa, antes de aceitar a proposta para integrar o Grupo Globo em 2024.


