terça-feira, agosto 26, 2025
14.5 C
São Paulo

Tudo o que sabemos sobre o futuro de Coutinho

O Vasco da Gama trabalha para manter Philippe Coutinho no elenco após o término do atual contrato de empréstimo, que se encerra na próxima segunda-feira (30 de junho). A diretoria vascaína e os representantes do jogador mantêm conversas constantes, na tentativa de viabilizar sua permanência em São Januário, seja por meio de uma rescisão contratual com o Aston Villa ou por um novo acordo temporário.

Coutinho, que tem vínculo com o clube inglês até junho de 2026, já manifestou o desejo de seguir atuando no futebol brasileiro. Assim como na ocasião de seu retorno em 2024, o jogador tenta convencer o Aston Villa a liberá-lo de forma definitiva. Naquele ano, a tentativa de rescisão também foi a prioridade, mas acabou não se concretizando. O desfecho, à época, foi semelhante ao cenário atual: um empréstimo.

Philippe Coutinho em campo no jogo entre Vasco x Bragantino, pelo Brasileirão (Fotos: Matheus Lima/Vasco)
Philippe Coutinho em campo no jogo entre Vasco x Bragantino, pelo Brasileirão (Fotos: Matheus Lima/Vasco)

Atualmente, o Vasco avalia estender esse empréstimo até dezembro de 2025. A partir de janeiro de 2026, o meia poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. A possibilidade de mantê-lo até o fim do vínculo com o clube inglês existe, mas dependerá da abertura do Aston Villa em facilitar a negociação. Internamente, o clube carioca acredita que os ingleses não devem impor barreiras, principalmente por conta da postura recente do atleta.

Afinal, Coutinho aceitou reduzir seus vencimentos para voltar a vestir a camisa cruz-maltina, o que foi visto com bons olhos pelos dirigentes do Aston Villa. Essa atitude, aliás, permitiu ao clube inglês aliviar parte da folha salarial. A relação respeitosa entre as partes é considerada um trunfo nas tratativas, sobretudo diante do interesse mútuo pela continuidade do vínculo com o Vasco.

Dentro de campo, a presença do meia tem sido determinante para o time comandado por Fernando Diniz. Com cinco gols e três assistências em 26 jogos na temporada de 2025, Coutinho vive, segundo os números, seu melhor momento desde o retorno ao clube. Desde 2024, já participou de 44 partidas, com oito gols e quatro passes decisivos. “Coutinho é peça central na nossa construção ofensiva”, comentou Diniz em entrevista recente.

Além do desempenho esportivo, o jogador reforçou seus laços com o Brasil ao inaugurar, no início de junho, o Instituto Philippe Coutinho. A iniciativa tem foco em ações sociais e educacionais e reafirma o compromisso do atleta com o país e com sua formação pessoal. O gesto também fortalece a expectativa de que ele siga no futebol brasileiro por mais tempo.